Quinta Avenida

Frank Sinatra – o cantor do século XX (III)

Da união entre o band leader Harry James e o cantor Frank Sinatra, nasceu uma amizade, que durou por toda vida. James, pessoa afetuosa e simpática, além de músico de alta categoria; ambos praticamente da mesma idade. Frank de 12 de dezembro de 1915, James de 15 de março de 1916. Tudo acertado, a 30 de junho de 1939, Sinatra estreia na banda no Hippodrome Theatre em Baltimore-Maryland, tendo como lady-crooner Connie Haines. Uma das canções que interpretou nessa noite foi “Wishing (Will Make It So). Para a esposa Nancy, que estava na plateia, o tema “My Love For You” (Meu amor para você).

Aquele magricela de Hoboken, começava a concretizar o que sempre desejou; cantar e tornar-se famoso. Após uma semana em Baltimore, James e seus comandados seguiram para New York City, atendendo compromissos contratuais no Roseland Ballroom, localizado no Broadway entre as ruas 51 e 52, shows transmitidos pelo rádio para toda região. É preciso acrescentar que, ao contratar o novo “crooner”, James sugeriu que trocasse o sobrenome, por não achá-lo muito romântico e difícil de ser lembrado. Frank porem, que já tinha fortes convicções, rejeitou a proposta, argumentando que, seu primo Ray Sinatrade Boston, estava tendo muito sucesso à frente de uma big band.

No dia 13 de julho de 1939, começaria a trajetória no disco. Sinatra, acompanhado pela orquestra, entrou nos estúdios da Brunswick, subsidiária da gravadora Columbia Records, para fazer seu primeiro disco de 78 rotações. No lado A, “From The Bottom Of My Heart”, no lado B, “Melancholy Mood”. No total, gravaria com James quatorze faixas, incluindo aí, quatro “takes” alternativos. Entre as gravações, a de maior aceitação pelo público foi “All Or Nothing At All”, a 31 de agosto desse ano.

Na ocasião foram produzidas originalmente 8.000 cópias.  Quatro anos mais tarde, com a grande ascensão de Sinatra, a gravadora relançou o tema que, rapidamente, atingiu as paradas de sucesso, vendendo mais de um milhão de cópias.  Eis a relação em ordem cronológica das gravações realizadas na Brunswick Records: “From The Bottom Of My Heart” e “Melancholy Mood” (13-07-1939), “My Buddy” e “It´s Funny To Everyone But Me” (17-08-1939), “Here Comes The Night” e “All Ot Nothing At All” (31-98-1939), “On A Little Street In Singapore” e “Who Told You I Care?” (13-10-1939), “Ciribiribin” e “Every Day Of My Life” (08-11-1939).Os quatro “takes” alternativos são: ”From The Bottom Of My Heart” e “Melancholy Mood” (13-07-1939), “It´s Funny To Everyone But Me” (17-08-1939) e “All Or Nothing At All”(31-08-1939).

No mercado brasileiro, há um compact disc (CD) da Brunswick-Columbia intitulado “The Complete Recordings-Nine teen Thirty-Nine”-Harry James and his Orchestra, featuring Frank Sinatra, com todas as gravações relacionadas e “takes” alternativos, assim como, sete gravações realizadas no Roseland Ballroom e Marina Ballroom. Som e qualidade técnica impecáveis.

Nos aproximadamente 6 meses com Harry James, o jovem Sinatra, sempre acompanhado pela esposa Nancy, excursionou pelos quatro cantos do país. Em certas ocasiões, após apresentações “one night stand” (uma noite em cada cidade), quando os componentes da banda voltavam para o hotel, Nancy cozinhava alentadas panelas de “espaguete” para todos. Foram os dias mais felizes do casamento, segundo Nancy.

No final de 1939 (novembro), o band leader Tommy Dorsey havia dispensado seu “crooner” Jack Leonard e estava àprocura de outro para substituí-lo. Alertado pelo executivo da Columbia Records Jimmy Hilliard, o trombonista foi ouvir Sinatra que se apresentava  com James no “Panther Room” do Hotel Sherman em Chicago-Illinois. A proposta de Dorsey foi irrecusável e a última aparição  com James deu-se no início de janeiro de 1940 em Buffalo-New York.

Frank havia assinado com James por dois anos, restando um ano e meio  de contrato. Reconhecendo,  que Sinatra teria mais futuro com Dorsey, então líder de uma das mais populares big bands da era do swing, James abdicou do contrato, desejando boa sorte ao cantor. A demonstração de magnanimidade de James, jamais foi esquecida por Sinatra e, sempre que o encontrava dizia: “Hello  Boss!” (Alô Chefe!), em sinal de reconhecimento e gratidão

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