Quinta Avenida

Frank Sinatra – o cantor do século XX (VII)

O período discográfico sob  contrato com a Capitol Records (1953-1962), foi o mais importante da brilhante carreira. No final de 1952, após uma série de gravações medíocres e baixos índices de vendas, a Columbia Records, de comum acordo com Sinatra, não renova o contato; conduta seguida pelos estúdios da Metro-Goldwyn-Mayer, onde protagonizou várias películas de sucesso. Para piorar as coisas, o casamento com a atriz Ava Gardner estava em crise e muitos acreditavam que, esses acontecimentos acarretariam o fim de Frank Sinatra.

Quem apostava nisso, enganou-se redondamente. Qual um “fênis”, ressurgiu das cinzas ao assinar com a importante gravadora Capitol Records que, embora fundada apenas dez anos antes, possuía elenco de primeira e inigualável qualidade de som.

A associação Sinatra-Capitol, durou nove anos e produziu o que há de melhor na música popular norte-americana tradicional. No dia 2 de abril de 1953, acompanhado pelo arranjador Axel Stordahl, gravou as primeiras quatro faixas: “Lean Baby”, “I´m Walling Behind You”, “Don´t Make A Begger Out Of Me”, e “Day In Day Out”, ainda com estilo que lembrava os anos Columbia. O produtor Voyle Gilmore, não ficou satisfeito com os resultados, sugerindo a Sinatra mudança de estilo e novos arranjos. Suas interpretações deveriamdirigir-se não mais às adolescentes, mas às pessoas adultas. Na Columbia imperavam arranjos melosos, cheios deviolinos. Essa nova fase deveria ter muito “swing” e interpretações jazzísticas.

Nelson Riddle, antigo trombonista de big bands, já estabelecido e respeitado como arranjador da gravadora, foi chamado a colaborar. Dessa união, que se tornaria lendária, surge o “Sinatra-Riddle Sound”, responsável por belas gravações, que permanecem insuperáveis até nossos dias. Sinatra, que não lia música, mas possuía impecável bom gosto e sensibilidade, adaptou-se aos arranjos de Riddle como “os dedos na luva”, iniciando nova era na carreira. Já maduro, com quase 40 anos de idade, muda também o visual.  Os ternos de listras e as gravatas-borboleta (bowtie), deram lugar a roupas de confecção europeia, gravatas de cores sóbrias e uma infinita colação de chapéus, completando o toque de refinamento.

A parceria Sinatra-Riddle, começou a 30 de abril de 1953 com as gravações dos temas: “I´ve Got The World On A String” (Eu tenho o mundo sob controle), uma das canções favoritas de Sinatra,  “Don´t Worry Bout Me”, “I Love You” e  “South Of The Border”. A critica especializada considerou o álbum “Only The Lonely”, como o que de melhor ambos fizeram em estúdio. Na época (1958), foi lançado em forma de long playing de 12 polegadas. Uma verdadeira jóia!

Além da importante presença de Nelson Riddle, os afortunados anos Capitol foram enriquecidos com trabalhos feitos ao lado de outros dois expoentes: Gordon Jenkins e Billy May. Oriundo da gravadora Decca Records, Gordon Jenkins colaborou em pelo menos dois álbuns. Em 1957 fez arranjos e dirigiu a orquestra para o álbum “Where Are You?”. Em 1959 surgiu “No OneCare”. Belíssimos, com  presença de harmoniosa sessão de cordas, forte característica de Jenkins.

Liberado das obrigações como bandleader, Billy May gravou pela primeira vez com Sinatra em 1958. Arranjos com muito “swing” e interpretações magistrais do cantor nos álbuns “Come Fly With Me” (Venha voar comigo”, “Come Dance With Me” (Venha dançar comigo de1959) e “Come Swinging With Me” (Venha “suingar” comigo de 1961).

Em 1998, a EMI inglesa, lançou uma caixa de 21 compact-discs, ao todo 226 faixas com mais de 14 horas de música, intitulada “The Capitol Years” – Capitol 969851 EMI. Frank Sinatra concretiza um velho sonho ao fundar sua própria gravadora  a Reprise Records em dezembro de 1960.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário