Quinta Avenida

Frank Sinatra  o cantor do século XX (XIV)

A Súcia de Ratos (The Rat Pack), foi originalmente formada por artistas e cineastas amigos, que se reuniam regularmente para trocar ideias e se divertir. Com a liderança do ator Humphrey Bogart, faziam parte do grupo  sua mulher Lauren Bacall, o produtor de cinema Sid Luft e sua mulher Judy Garland, o ator inglês David Niven, John Huston diretor de cinema, o empresário Mike Romanoff e Frank Sinatra, grande amigo de Bogart. Quando Bogart faleceu em janeiro de 1957, Sinatra, agora líder do grupo,reformulo-o ao chamar para integrá-lo os cantores Dean Marton e Sammy Davis Junior, Peter Lawford ator de origem inglesa e Joye Bishop, também ator, Tony Curtis (ator), James Van Heusen e Sammy Cahn compositores e a mascote Shirley MacLane (atriz).

Sinatra conheceu Dean Martin (Dino Paul Crocetti) em 1948, quando este fazia parte da famosa dupla humorística com Jerry Lewis. A amizade entre eles cresceu após a dissolução da dupla em meados dos anos 1950. Tinham muito em comum pois, eram filhos de imigrantes italianos pobres, não completaram os estudos formais e não liam música. Sinatra aprendeu a se defender sozinho nas ruas de Hoboken, Martin para sobreviver, fez de tudo na juventude; trabalhou como frentista em um posto de gasolina, “crupier” de cassino e lutador de boxe.

Sinatra, após assistir a uma apresentação do cantor Bing Crosby, resolveu ser cantor profissional. Já Martin, tinha um estilo vocal, que foi fortemente influenciado por Crosby (o pai dos cantores modernos). Ambos se tornaram inseparáveis. Tudo leva a crer que Martin foi o irmão que Sinatra nunca teve. O talentoso Sammy Davis Junior, era conhecido de Sinatra desde a adolescência  quando se apresentava como dançarino ao lado dos pais, artistas de “vaudeville”. Peter Lawford e Joye Bishop, amigos de longa data de Sinatra, não tiveram dificuldades de adaptação e convivência.

Nos anos 1960, o Clã Sinatra divertiu-se à bessa e também ganhou muito dinheiro no cinema e em apresentações de shows em Las Vegas, no palco do Sands Hotel. De maneira descontraída e simpática os cinco amigos dialogavam, cantavam, contavam piadas picantes e lotavam a casa todas as noites.

The Rat Pack, protagonizou quatro filmes. O primeiro foi “Ocean´s Eleven” (Onze homens e um segredo de 1960, “Sargents 3” (Três sargentos) de 1962, “Robin And The Seven Hoods” de 1964 (Robin Hood de Chicago  e “Cannonball Run II” (Um rally muito louco) de 1984, com a presença da mascote Shirley MacLane. Todos de muito sucesso, excelente bilheteria e que os canais de TV a cabo, vez ou outra apresentam em sua programação.

Em 1960, eles entrariam integralmente na campanha pela eleição do candidato democrata à presidência  da América do Norte, John Fitzgerald Kennedy(cunhado de Peter Lawford). Na convenção do partido, Sinatra, Martin e Davis, interpretaram o hino norte-americano (The Star Splanged Banner).

De 1965 em diante, os amigos se separaram e cada um foi tratar da própria vida. Em 1978 Sinatra, Martin e Davis, voltaram a se reunir para apresentações beneficentes de uma fundação de amparo  a crianças excepcionais. Em 1988, outra vez juntos, cantaram em uma turnê por 29 cidades do país e Canada. A audição de estreia, foi no Coliseo de Oakland em San Francisco da California. Acompanhados por uma orquestra de 35 músicos, interpretaram as mais belas páginas do cancioneiro popular norte-americano. No meio da temporada, sem condições físicas para continuar, Dean Martin foi substituído pela atriz e cantora Liza Minnelli. The Rat Pack (A súcia de ratos), um alegre, descontraído e lucrativo período na vida de Frank Sinatra e seus  camaradas.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário