Saúde

FUABC-FMABC celebram 10 anos de parceria com IMESC e projetam ampliação de serviços

Leonardo Dominiqueli Pereira, João Paulo Borges, Ádrima Galvano, Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, Marina Acosta de Mendonça, Alexandre Silveira Pessôa, Luiz Felipe Rigonatti, Fabiana Barros, Juliana Lugani Pinto e Reinaldo Gonçales, entre demais autoridades (Foto: Divulgação)

A Fundação do ABC recebeu, na quarta (2) os presidentes das subseções da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santo André, Leonardo Dominiqueli Pereira, de São CaetanO, João Paulo Borges, e de Mauá, Ádrima Galvano, para reunião com integrantes da alta gestão do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC) – entidade vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo. O objetivo do encontro foi discutir os rumos da parceria iniciada em 2015 para a realização de exames de investigação de paternidade.

A reunião foi conduzida pelo presidente da Fundação do ABC, Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, e pela diretora de Gestão Institucional, Marina Acosta de Mendonça, que coordena a unidade descentralizada do IMESC no campus da FUABC-FMABC desde o início da parceria. Pelo IMESC, participaram os doutores Alexandre Silveira Pessôa, Luiz Felipe Rigonatti, Fabiana Barros, e Juliana Lugani Pinto. Reinaldo Gonçales, da OAB de Santo André, também integrou os trabalhos.

Ampliação

Há quase uma década, a FUABC e o Centro Universitário FMABC atuam como unidade descentralizada do IMESC para a coleta de material genético para exames de investigação de paternidade, atendendo demandas encaminhadas pelo Judiciário. Essa iniciativa trouxe ganhos importantes para o acesso à Justiça, evitando que as famílias precisassem se deslocar até a Capital para realizar os exames.

“O encontro de hoje é um marco importante. Consolida e reconhece todo o trabalho de excelência realizado ao longo desses quase dez anos, fruto de um esforço conjunto e muito dedicado de todas as instituições envolvidas. Mais do que isso, serve como ponto de partida para planejarmos a ampliação dessa parceria tão bem-sucedida, de forma a atender ainda mais demandas e oferecer novos serviços periciais para a sociedade. Temos muito orgulho de fazer parte desse projeto que, além de democratizar o acesso à Justiça, fortalece a atuação do Judiciário e reafirma o compromisso da Fundação do ABC com o bem-estar da população”, considera o presidente Luiz Mário.

A proposta discutida é de ampliação do escopo dos trabalhos para além dos testes de paternidade, com incorporação de outras perícias, utilizando a unidade descentralizada já existente para atender a novas demandas judiciais. A expectativa é oferecer mais comodidade, reduzir deslocamentos e fortalecer a integração entre as instituições para qualificar o atendimento à população. “A instalação da unidade representou um avanço muito significativo no atendimento. Com o trabalho conjunto das equipes, conseguimos reduzir prazos que antes eram de até um ano e meio para cerca de três meses, garantindo mais agilidade e conforto para quem precisa do exame. A proposta de ampliar o escopo de atuação será igualmente benéfica, pois reforça a excelência com que esses serviços vêm sendo conduzidos ao longo dos anos e reafirma nosso compromisso em apoiar o Judiciário e servir melhor à sociedade”, destaca A diretora de Gestão Institucional da FUABC.

Descentralização das Perícias

Os atendimentos realizados pela FUABC-FMABC tiveram início efetivamente em 2 de outubro de 2015, a partir da abertura da 14ª Unidade de Descentralização das Perícias de Vínculo Genético do IMESC. A unidade instalada no campus universitário, em Santo André, beneficia toda a população do Grande ABC e de parte da Zona Leste de São Paulo, que até então tinha que se deslocar até a Barra Funda, na Capital paulista, para realizar a coleta de DNA para exame de comprovação de paternidade.

Hoje são atendidas mensalmente entre 90 e 100 famílias na unidade descentralizada da FUABC-FMABC. As solicitações de exame de DNA para comprovação de paternidade são encaminhadas pelo IMESC, a partir das demandas do Judiciário.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário