
Os professores Regis Pasini, Rodrigo Cutri, Mário Gonçalves Garcia Júnior e Rogério Martins Azevedo, do Centro Universitário Fundação Santo André, desenvolveram pesquisa com o tema “Desenvolvimento da mentalidade empreendedora em alunos de Engenharia e Arquitetura com ferramentas de inteligência artificial”, que foi apresentada no 52° Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e o VII Simpósio Internacional de Educação em Engenharia (COBENGE 2024). O evento aconteceu, entre segunda (16) e quinta (19), no formato presencial, na cidade de Vitória (ES), realizado pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE).
A pesquisa aborda a integração da inteligência artificial (IA) na educação em Engenharia e Arquitetura para promover um espírito empreendedor entre os alunos, integração esta promovida na disciplina “Projeto Integrado em Inteligência Artificial – Do Conceito à Construção da Solução”, elaborada para ensinar aos alunos habilidades práticas de IA e cultivar suas mentalidades empreendedoras por meio do aprendizado baseado em projetos.
Os resultados preliminares dos questionários dos alunos (140) indicam que o curso ampliou com sucesso sua compreensão da IA e suas aplicações no empreendedorismo. Os autores concluem enfatizando a importância de integrar a IA e o pensamento empreendedor nos currículos de Engenharia e Arquitetura para preparar os alunos para um mercado de trabalho em constante evolução.
Com base no feedback fornecido aos alunos entrevistados, a implementação da disciplina indica uma recepção positiva em relação à integração de ferramentas de IA e princípios empresariais no currículo. Os resultados obtidos sugerem que essa abordagem pode contribuir efetivamente para nutrir uma mentalidade empreendedora em estudantes de engenharia e arquitetura além de desenvolver habilidades práticas de IA tendo a maioria dos alunos relatado sentir-se mais preparada para aplicar ferramentas de IA para gerar soluções inovadoras dentro de um contexto de negócios.
Mário Gonçalves Garcia Júnior ressalta a importância do tema para a empregabilidade dos estudantes: “É formidável, ensinar os alunos a usarem ferramentas de IA amplia a empregabilidade dos mesmos. Essa disciplina é desenvolvida já a partir do 1ºano dos cursos, temos grupos que já estão agora no 2º ano e começando a pensar em desenvolver suas startups e abrir futuros negócios.”
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