O Conselho de Curadores da Fundação do ABC elegeu, na terça (19), em reunião extraordinária, o advogado Carlos Roberto Maciel como presidente da entidade para o mandato 2017. Indicado por Santo André, Maciel substitui a médica Maria Bernadette Zambotto Vianna, que assumiu a FUABC em fevereiro deste ano. Representante de São Bernardo, Wagner Kuroiwa permanece como vice-presidente, assim como Adriana Berringer, de São Caetano, que continua à frente da Secretaria-Geral.
Dentro da gestão tripartite que rege a Fundação do ABC, as prefeituras instituidoras – Santo André, São Bernardo e São Caetano – se revezam na administração da entidade a cada dois anos. A próxima indicação à Presidência estará sob responsabilidade de São Bernardo para o mandato 2018-2019.
EQUILÍBRIO FINANCEIRO- Carlos Roberto Maciel é advogado, formado em 1981 pela Faculdade de Direito de São Bernardo. Trabalhou na Ford Brasil, onde supervisionou atividades na área de relações trabalhistas, e ingressou na atividade pública pelas mãos do prefeito Maurício Soares, de São Bernardo. Entre 1997 e 2004 esteve à frente das secretarias de Assuntos Jurídicos, Desenvolvimento Econômico, Habitação e Administração. Foi eleito vereador para o mandato 2005-2008 e, na Câmara Municipal, assumiu a Secretaria de Governo do prefeito William Dib. A partir de então, afastou-se da vida pública para dedicar-se à advocacia. Neste 2017, o prefeito Orlando Morando fez o convite para que assumisse a Secretaria Municipal de Coordenadoria de Assuntos Governamentais, cargo que exerce no momento.
No início de setembro, Orlando Morando questionou Dr. Maciel se aceitaria assumir a FUABC. “Gosto de desafios e respondi que sim, desde que com o suporte da estrutura da Fundação e também da estrutura política dos municípios mantenedores. O prefeito garantiu esse apoio e agora estou aqui, com objetivo de fazer o melhor para que a Fundação mantenha os princípios que foram as razões de sua constituição lá atrás, em 1967”, detalhou Dr. Carlos Maciel durante a reunião.
Logo após assinar o termo de posse, o novo presidente, em suas primeiras palavras, reforçou a necessidade de resgatar o protagonismo da FUABC. “A Fundação precisa retomar o equilíbrio econômico-financeiro para que possa cumprir sua finalidade e recuperar o protagonismo nos serviços de saúde. É grande a importância exercida perante as unidades mantidas, como os hospitais e a Faculdade de Medicina do ABC, cujos serviços têm repercussão essencial em todo o Estado de São Paulo e, principalmente, na região do ABC. Não é possível falar em saúde sem que haja a união entre todos os entes responsáveis pela a Fundação”, afirmou Dr. Maciel.
Segundo o presidente, essa retomada do protagonismo vai demandar “enorme sacrifício de todos”. Maciel completou: “Vamos ter que adotar cortes profundos. Não se resolve o problema de nenhuma organização sem uma gestão adequada, o que exige a tomada de medidas severas em relação a custos, despesas e eventual ampliação de negócios, para que a entidade posse se situar melhor no contexto de mercado em que atua”.
A primeira reunião ordinária do Conselho de Curadores sob comando do novo presidente está agendada para 28 de setembro.