O prefeito de Santo André, Gilvan Junior, em entrevista exclusiva, conta que tem conduzido a continuidade do governo do ex-prefeito Paulo Serra com “tranquilidade” e “leveza”, mas estando presente “em cada canto da cidade” para entregar serviços de qualidade. Revela as obras que serão entregues para o aniversário de Santo André e as que estão programadas para os 100 dias de governo. Também fala sobre as semelhanças e diferenças com Paulo Serra e sobre as eleições de 2026. Confira.
Folha do ABC – O sr. iniciou a gestão há cerca de 90 dias. como avalia a mudança, tanto na sua vida profissional, quanto para cidade? É um governo de continuidade, mas que, agora, tem o sr. à frente.
Gilvan Junior – Com muita tranquilidade, porque apesar de ser o primeiro ano, os primeiros 90 dias como prefeito, já vinha numa gestão como secretário nos últimos oito anos. Então, claro que a responsabilidade aumenta, mas também a gente continua com o mesmo entusiasmo, com a mesma vontade de transformar a cidade. A gente leva com muita leveza, com muita alegria ser prefeito de Santo André, sabendo da responsabilidade, mas olhando cada canto da cidade, atendendo as demandas, ouvindo as pessoas, para a gente entregar um serviço de qualidade.
É uma equipe muito apaixonada pela cidade, muito competente, e a gente vê que são 90 dias, mas parece que a gente já está há muito tempo como prefeito, porque é uma intensidade muito grande, todos os dias, vistorias, entregas de obras e novos serviços. A gente está muito feliz nesses 90 dias, sabendo que tem muita coisa para fazer, mas sabendo que em 90 dias a gente já fez bastante coisa.
Folha – Algumas obras não foram concluídas no último ano, devido ao cronograma das intervenções. Quais são elas e quando o sr. poderá entregá-las?
Gilvan – A gente tem um programa, o prefeito Paulo Serra tinha um plano de metas, e um plano de longo prazo, a gente também está finalizando o nosso plano de metas e o Santo André 500 anos. Então, tem obras que realmente ultrapassam as gestões, como é o Complexo Viário de Santa Terezinha. Obras grandes, do ponto de vista de infraestrutura, como, também, o Complexo Maurício de Medeiros.
Então, Santa Terezinha entrega agora no aniversário da cidade, conforme a gente já tinha anunciado no início do ano. É uma grande obra e tem um parque urbano que a gente entrega até agosto. Já no Complexo Maurício de Medeiros foi aberto um viário em janeiro e já foi uma das primeiras obras que inauguramos de continuidade. Também, agora, até o mês de agosto, depois do segundo semestre, a gente entrega esse complexo da Maurício Medeiros de forma completa, mudando a mobilidade urbana da cidade.
E tem outras grandes obras como a Biblioteca Nair Lacerda, que a gente entrega no aniversário da cidade, e também vamos dar início a novas obras. É importante, por exemplo, o Parque do Guaraciaba, foi um parque, que na gestão do prefeito Paulo Serra, foi feito por compensações ambientais, e a gente soltou um decreto que o Parque Gerassi, que terá um parque também por meio de compensações ambientais.
Então, um novo parque na cidade, que é algo que a gente quer construir, deixar um bom legado de grandes parques, que a cidade adora essa qualidade de vida, os parques, campos de futebol, a gente tem mais quatro campos para serem entregues, praças, praças esportivas, unidades de saúde, continuar a nossa ampliação do Centro Hospitalar Municipal (CHM), com novos leitos de UTI. Realmente, é um calendário com muitas atrações, além da Feira da Fraternidade, que a gente continua.
É o que a gente tem dito, são 472 anos de história. É o primeiro ano do Gilvan, mas não é o primeiro aniversário de Santo André. E a gente respeita muito a história daqueles que passaram, que contribuíram com a cidade para a gente chegar no desenvolvimento que tem hoje. Uma das maiores cidades do Estado de São Paulo e do país, feita a muitas mãos e a gestão de o que é uma corrida de bastão. Um corre e passa para o outro, a gente faz o melhor, porque a gente quer o melhor, vive em Santo André, quer o melhor para a cidade. É o que a gente vai continuar fazendo. Com esse ano, cada canto uma história e cada história um orgulho, e é isso que a gente vai fazer na cidade, em cada canto um início, uma entrega, para a gente melhorar a vida das pessoas.
Folha – Para o aniversário de 472 anos, o sr. anunciou que haverá 20 entregas. Além dessas, quais estão programadas para os 100 dias de governo?
Gilvan – O aniversário a gente preparou em todas as secretarias. Então, a gente tem entrega de Educação, entrega de Saúde, Segurança Pública, Mobilidade Urbana, Inovação e Tecnologia, a gente tem bastante coisa e diversificada, também, em vários cantos da cidade.
Claro que, depois do aniversário, a cidade continua, e continua nosso ritmo de obra, ritmo de entrega. Então, tem um cronograma para o ano inteiro, de bastante entrega em todas as áreas, na Educação, com novas unidades, novas unidades de saúde, também, na questão de causa animal. A gente tem, realmente, um cronograma para depois do aniversário a gente fazer diversas entregas, segurança também, no segundo semestre, vamos ter um grande pacote de inovação da nossa segurança, que vamos anunciar, de transformação e também de investimento na nossa GCM. Então, até o final do ano tem bastante coisa ainda para fazer.
Folha – Quais são as entregas que vão marcar o aniversário da cidade?
Gilvan – As entregas de aniversário da cidade que vão marcar, uma é o complexo, de continuidade, o complexo de Santa Terezinha, porque a gente entrega completo, que já foi entregue uma parte do viaduto, agora a gente entrega completo. E uma outra grande obra, também, é essa do Parque Gerassi, que é o início de um novo parque na cidade, na região que precisa. Também é uma entrega bem significativa.
Imagina que é um espaço, hoje, que é um terreno, e que, em muito breve, vai ser utilizado pela população um novo parque para a cidade, onde crianças, idosos, as pessoas que vivem em Santo André têm uma nova opção de lazer, porque é isso que a gente busca. A qualidade de vida da cidade e as pessoas terem esse pertencimento de viver, de morar e de viver Santo André. Então, a gente vai entregar mais qualidade de vida para as pessoas.

Folha – Nestes primeiros meses de governo, quais áreas receberam mais atenção e quais foram as principais ações que o sr. poderia destacar?
Gilvan – A gente tem investido muito em Educação, já iniciamos o mandato entregando uniforme em dia, material escolar. As escolas municipalizadas, estamos reformando e vamos dar início a mais obras, agora. Zeladoria da cidade, então o programa Rua Nova, no nosso Plano de Governo são 200 km de asfalto, já fizemos 30 km. Então, 15% do plano em 90 dias. Aceleramos bastante a questão de zeladoria da cidade, manutenção da cidade. Na saúde, no dia 7 de janeiro, já iniciamos o serviço de quimioterapia, que não tinha no município, já estamos ampliando leitos de UTI, já estamos iniciando as obras do centro cirúrgico do CHM, ampliando de 800 para 1.200 cirurgias, Poupatempo da Saúde, que já estamos preparando um novo equipamento. Então, temos focado bastante em todas as áreas, mas, sobretudo, naquelas áreas que atendem as pessoas que mais precisam, que é Educação, Saúde, Segurança e Zeladoria da cidade.
Folha – O sr. é o sucessor do prefeito Paulo Serra, a equipe de governo praticamente é a mesma, salvo alguns ajustes, mas ninguém é igual a ninguém. Então, o que o senhor difere no ato de governar do prefeito Paulo Serra?
Gilvan – É o que a gente fala. São estilos. Cada ser humano é um ser humano. Mas, o modelo de gestão é o mesmo. O modelo de eficiência da máquina pública, de enxugar gastos, de entregar um melhor serviço para a população. Esse é o modelo que a população de Santo André escolheu para continuar.
Claro que no dia a dia cada um tem um jeito. Sou um cara que gosta muito de estar muito presente, o Paulo também, mas a gente vê de perto os problemas, está junto com o secretariado. Mas, claro, cada um tem um estilo, mas o mais importante é o modelo de gestão que a cidade escolheu e a gente está continuando, que é esse modelo de economizar recurso público, investir onde precisa, mas, sobretudo, todos os projetos, todas as obras para atender as pessoas. É isso que a gente não abre mão.
Folha – Na área política, Santo André já tem a sua representação na Assembleia Legislativa do Estado, com o mandato da deputada estadual Ana Carolina Serra. Mas o senhor pretende aumentar essa representação no próximo ano, com mais nomes de deputados para Santo André?
Gilvan – É importante destacar que fazia muito tempo que a gente não tinha deputado estadual e o trabalho que a Ana Carolina Serra tem feito tem surtido grandes efeitos e vantagens para Santo André.
Recursos para a Saúde, para Assistência Social, então, a gente tem esse apoio incondicional à candidatura da Ana Carolina Serra. Vamos apoiar somente a Ana Carolina, que a gente entende que tem fortalecido muito as relações Santo André e a gente entrou no mapa do governo do Estado, porque antes a gente não recebia tantos investimentos. Então, com certeza vai continuar aí com essa parceria e a Ana Carolina Serra é a nossa candidata.
Folha – Qual o presente que o sr. gostaria de dar para os munícipes, neste aniversário de 472 anos da cidade?
Gilvan – O presente que a gente vai dar é de continuar esse orgulho, essa autoestima. Sempre respeitando a história da cidade, mas construindo esse novo futuro.
E o que a gente vai dar é muita disposição, muita entrega, mas principalmente obras, programas e projetos que melhoram a vida das pessoas, que é o que o prefeito tem que fazer. Trabalhar dia e noite para melhorar a vida do cidadão de Santo André.
E se a gente puder retribuir tudo que essa cidade nos deu, é com muito trabalho, com muita dedicação e melhorando a vida do andreense.
Adicione um comentário