Cidades Santo André

Gilvan leva demandas da indústria de pneus em reunião com governador

“O momento exige firmeza na defesa da produção nacional. Não podemos permitir que a indústria, que gera emprego, renda e desenvolvimento em Santo André e em todo o estado, seja penalizada por medidas externas”, destacou Gilvan (Foto: PMSA)

O prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira, esteve na quarta (16), com o governador Tarcísio de Freitas, para tratar de temas estratégicos para o setor industrial, em especial para as empresas que produzem pneus no Estado de São Paulo e que têm presença expressiva em Santo André. A agenda, articulada pelo chefe do Executivo andreense, contou com representantes das empresas Prometeon, Bridgestone, Pirelli e Goodyear.

Durante o encontro, três pautas centrais foram abordadas: os impactos da nova tarifa imposta pelo governo dos Estados Unidos aos produtores brasileiros; a concorrência desleal com produtos importados de baixa qualidade; e ajustes na política tributária estadual, especialmente em relação a redutores de ICMS.

“O momento exige firmeza na defesa da produção nacional. Não podemos permitir que a indústria, que gera emprego, renda e desenvolvimento em Santo André e em todo o estado, seja penalizada por medidas externas ou concorrência desleal. A reunião com o governador foi extremamente produtiva e reforça o papel do nosso governo em defender os interesses do setor produtivo”, destacou Gilvan.

Um dos pontos discutidos foi o aumento de importações de pneus de baixa qualidade, que não seguem os mesmos padrões técnicos e ambientais exigidos da produção nacional. A preocupação das empresas é que essa concorrência desequilibre o mercado e desestimule investimentos em fábricas brasileiras.

Outro tema importante foi o pedido de revisão de dispositivos fiscais que afetam diretamente a competitividade das fabricantes paulistas, em especial a análise de redutores de ICMS. O governador Tarcísio se mostrou sensível ao pleito e sinalizou positivamente para encaminhamentos técnicos junto à equipe econômica do Estado.

O encontro também contemplou outras cadeias produtivas que têm peso em Santo André e na região, como as indústrias química, petroquímica, de plásticos e de cobre.

“Esse diálogo franco e direto com o governo estadual é fundamental para que possamos mitigar os impactos das medidas internacionais e garantir um ambiente mais justo e competitivo para quem produz aqui”, reforçou o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego de Santo André, Evandro Banzato.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário