Eleições

Gilvan: “O resultado das urnas representa o trabalho de um grupo forte, unido, que mudou a cara de Santo André”

Assista a entrevista completa

A Folha do ABC entrevistou o prefeito eleito de Santo André, Gilvan (PSDB), sucessor do prefeito Paulo Serra (PSDB), que foi eleito no primeiro turno, com 221.410 votos (60,98%) dos votos válidos. Na ocasião, Gilvan falou sobre a disputa eleitoral, quais são os projetos que a população mais pediu para haver continuidade e sobre como o prefeito Paulo Serra irá atuar no seu governo. Confira.

FOLHA DO ABC- Como o sr. define esta disputa eleitoral em Santo André? Apesar do sr. ter tido, como adversário de urnas dois candidatos que foram membros do governo Serra, o sr. alcançou uma diferença de mais de 160 mil votos em relação ao segundo colocado, que não era membro da equipe.

Gilvan- Foi uma disputa. Fizemos uma campanha limpa, uma campanha falando de propostas, e infelizmente tiveram muitos ataques, né? Mas, queria aproveitar para parabenizar dois candidatos que fizeram uma campanha limpa também, que é o Coronel Sardano (Novo) e a Bete Siraque (PT). Esses sim, falaram de propostas, falaram sobre a cidade.

Infelizmente, as outras campanhas se perderam no meio do caminho e o resultado eleitoral está aí. O eleitor de Santo André está muito atento a todos os passos e foi para o caminho das propostas, do bom plano de governo que a gente montou e de uma continuidade de um governo. Então, fiquei muito feliz de receber o voto de mais de 220 mil pessoas. E, agora, é trabalhar muito e iniciar a transição com o prefeito Paulo Serra, que a gente já vem trabalhando junto, mas agora intensificar ainda mais essa transição e começar um governo, continuar o trabalho, melhorando a vida das pessoas.

FOLHA- O senhor conquistou mais de 221 mil votos. Como avalia essa composição? Qual o peso da aprovação do governo Paulo Serra nesses votos, que se manteve com alta aprovação, durante esses oito anos de governo? E qual o peso do seu trabalho, que desde 2016 o sr.passou por diversas secretarias?

Gilvan- Vejo que é um trabalho de um grupo, né? Eu ajudei a tirar muitos sonhos do papel, esse grupo sai muito forte dessa eleição, mostrando que tem a confiança da população de continuidade, isso já se mostrou na reeleição do Paulo Serra, com uma votação recorde, na eleição da deputada Ana Carolina Serra, que representou esse grupo e, agora, representando esse grupo nessas eleições.

Então, a gente vê que é o trabalho de um grupo forte, unido, que mudou a cara de Santo André. Vemos que as pessoas confiam e a gente vai fazer muito valer essa confiança, com muito trabalho, com muita dedicação, para continuar melhorando a vida das pessoas.

FOLHA- O sr. enfatizou, durante a campanha, que é um governo da continuidade. Durante essa caminhada pela cidade, onde o sr. percorreu todos os bairros, qual foi o projeto, a ação desenvolvida pela atual gestão que a população mais pediu para haver essa continuidade?

Gilvan- Um governo, quando a gente tem 80% de aprovação, é porque impactou de alguma forma a população. E a gente vê que cada um vive a cidade de um jeito. Quando a gente olha a cidade é muito grande. Alguns querem continuidade nas melhorias da Saúde,outros da Educação, outros, o transporte público, alguns dos próprios eventos solidários, que acontecem na cidade, que ajudam as entidades.  

Então, é continuar essa cidade que cada um vive de um jeito, mas a nossa principal missão é manter esse orgulho, esse pertencimento de viver em Santo André.

 Acho que é esse o maior desafio, sabendo que cada um vive a cidade de um jeito, colocando investimento em diversas áreas, para melhorar a vida das pessoas em todas as áreas, sabendo que a cidade é dinâmica.

Fui secretário de várias secretarias junto com o prefeito, sempre precisa de ajustes, e esses ajustes continuarão, porque como a cidade é dinâmica, a gestão também precisa ser dinâmica.

FOLHA- O seu governo será da continuidade do prefeito Paulo Serra, como o senhor já disse, mas como prefeito, como o senhor irá incluir a sua marca, a do governo Gilvan na administração?

Gilvan- A grande marca é manter essa chama acesa. De pertencimento, orgulho de viver aqui, manter uma aprovação de governo. Se as pessoas estiverem felizes em morar em Santo André, ver que é uma gestão que continua melhorando a vida das pessoas, pra mim isso já é uma grande marca.

Manter um legado de uma gestão, de uma equipe que trabalhou muito e vai continuar trabalhando. A grande marca é manter esse legado.

FOLHA-E o sr. avalia que poderá haver algum tipo de comparação entre o governo do prefeito Paulo Serra e o seu governo? Se houver esse tipo de comparação, como o senhor irá atuar?

Gilvan- Acredito que a comparação, as pessoas podem até comparar, mas como é um governo de continuidade, vou te dar um exemplo. Fizemos 400 quilômetros de asfalto.Então, na minha gestão no Plano de Governo, está mais 200 km. Criamos um pouco a tempo da saúde, vamos criar o segundo. Então, é a continuidade de um governo. Se a gente comparar a cidade de 2017 e a cidade de hoje, a gente vê o quanto a cidade mudou.

E o que costumo dizer, hoje está melhor que ontem e amanhã precisa estar melhor que hoje, né? O que a gente quer é que a cidade continue melhorando, sabendo que o Gilvan é o Gilvan, o Paulo Serra é o Paulo Serra. Não sou igual ao Paulo Serra, mas o modelo de gestão é igual, acho que é isso que tem que ficar claro.

As pessoas são diferentes, cada ser humano é diferente, mas tem um modelo de gestão que funciona, e esse modelo é igual, esse modelo que a gente quer continuar.

FOLHA- O sr. tem uma vice, mulher, a Silvana Medeiros, que será a quarta vice-prefeita mulher de Santo André. Assim, as mulheres terão uma atenção especial no seu governo? Como isso vai acontecer?

Gilvan- Sim, o prefeito já tem 40% do quadro de mulheres. E além da atenção especial da vice-prefeita, a gente está vendo a estrutura administrativa para dar espaço para a Silvana Medeiros, ocupar esse espaço, desenvolver esse papel que ela faz tão bem, cuidando das famílias. Ela tem um trabalho social muito importante.

Então, a gente já está vendo uma forma da Silvana atuar muito forte no nosso governo e ter um protagonismo grande.

A Silvana foi uma grande parceira, andou bastante, ouviu as pessoas, fez campanha, surpreendeu bastante positivamente a gente na rua. Somos muito gratos à Silvana e ela vai ter um papel fundamental no governo.

FOLHA- No seu governo, com essa continuidade, o secretariado vai se manter, a equipe, os colaboradores ou o sr. vai fazer alterações pontuais?

Gilvan- A grande maioria da equipe se mantém, pode ter algum ajuste pontual, mas de reforma administrativa, porque o prefeito, até durante as gestões, como disse, a cidade dinâmica sempre teveque fazer ajustes, algumas reformas. Devemos fazer alguma reforma em conjunto nessa transição, pode ter ajuste pontual, mas a grande maioria da equipe continua, que é uma equipe muito competente, é essa equipe que ajudou a transformar a cidade e com certeza vai continuar com a gente.

FOLHA- Na Câmara Municipal, das 27 cadeiras de vereadores, a coligação dos sete partidos aliados do senhor, mais a federação, que totaliza nove, foram eleitos 18 vereadores. Apenas nove que não estão na coligação, mas já possui diálogo com a maioria deles. Então, com esse cenário, continuará favorável a governabilidade?

Gilvan- Sim, a gente hoje já tem maioria, já tem dois terços da Câmara, aprovaria qualquer projeto bom para a cidade. E a gente mantém o diálogo. Liguei para todos os vereadores, tanto da situação,quanto da oposição, para parabenizar pela eleição. Claro, que tem alguns que têm visões de mundo diferentes da nossa, mas muitos deles eleitos, mesmo sem ser da nossa coligação, já temos contato, já se mostraram parceiros, que vão trabalhar pró-cidade.

Então, com esse contato com diversos vereadores, esse número de 18 pode aumentar consideravelmente.

FOLHA- Não pode haver continuidade sem o prefeito Paulo Serra. Qual será o papel dele no seu governo, na sua gestão? Como ele irá contribuir?

Gilvan- O prefeito, primeiro é um grande conselheiro, um prefeito com 80% de aprovação, um grande amigo, sou muito próximo do prefeito Paulo Serra, vai continuar me ajudando.

 Claro, que tem mais voos podem-se abrir muitas portas para o prefeito, mas da minha parte, onde eu estiver, vou querer o prefeito Paulo Serra do meu lado, me ajudando, me apoiando, até porque a gente sempre diz, dia 31 de dezembro, o prefeito Paulo Serra, ele sai da Prefeitura, mas não sai da cidade. É um cidadão de Santo André, vai vir aqui, mora aqui e eu quero muito ele contribuindo no governo. 

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário