
A General Motors celebra seu centenário no Brasil, neste domingo (26) de janeiro de 2025, traçando planos ambiciosos para expandir sua presença no país.
Em cerimônia realizada, na quinta (23), em São Paulo, que contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, do governador Tarcísio de Freitas, do prefeito de São Caetano do Sul, Tite Campanella, entre outros, a GM revelou que vai expandir ainda mais seus investimentos no Brasil até 2028, diversificar suas áreas de negócios e lançar 10 modelos eletrificados nos próximos anos. Além disso, a empresa apresentará ao mercado cinco novos produtos ainda este ano, incluindo modelos inéditos com diferentes tecnologias.
O evento contou com a presença de clientes, colaboradores, concessionários, fornecedores, jornalistas e líderes globais da GM, incluindo Shilpan Amin, vice-presidente sênior da GM e presidente da GM International. Autoridades também estiveram presentes, entre elas o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin; os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas; e Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
“A paixão pela nossa marca Chevrolet no Brasil é incomparável. Ela faz parte da história do país – e temos planos empolgantes para o futuro. O Brasil é o terceiro maior mercado da Chevrolet no mundo e continua sendo prioridade para a GM globalmente. Estamos ansiosos para continuar construindo nosso profundo legado no Brasil, trazendo novos veículos e tecnologias para nossos clientes”, declarou Shilpan Amin.
O presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, afirmou: “O centenário da GM no Brasil marca um dos momentos mais significativos de transformação em nossa história. Continuaremos a inovar, sempre focados em oferecer soluções que conectam as pessoas ao que realmente importa, de maneira mais personalizada e ágil, para atender às novas demandas dos consumidores.”
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, ressaltou o crescimento da indústria automotiva no país. “A indústria automotiva do mundo cresceu 2%, em média, no ano passado. No Brasil, cresceu 9,8%, praticamente 10%” disse, acrescentando que, no Brasil, a venda de veículos cresceu 14,1%, em 2024, o maior crescimento desde 2007.
“E, neste centenário (da GM), quando a gente vê uma grande empresa e o governo federal, com estados e municípios trabalhando juntos, é o que se diz: deu match”, afirmou Alckmin, ressaltando a importância do Programa de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), do governo federal, para estimular investimentos em inovação, na descarbonização do setor automotivo brasileiro e na geração de emprego e renda.

PRODUÇÃO DE QUASE 20 MILHÕES DE VEÍCULOS
Em seus 100 anos de atuação no Brasil, a GM produziu quase 20 milhões de veículos, com a Chevrolet representando um em cada cinco carros registrados no país. A Chevrolet lançou, em média, um novo produto ou geração de veículos a cada seis meses.
Essa trajetória de sucesso inclui modelos icônicos com mais de um milhão de unidades, como o Opala, Chevette, Corsa, Celta, S10 e Onix, que ajudaram o Brasil a se tornar o terceiro maior mercado da Chevrolet no mundo. Desde o primeiro veículo da GM, um furgão com carroceria de madeira que já trazia inovações como a partida elétrica, a empresa sempre esteve à frente, oferecendo carros com sofisticação, conforto e dirigibilidade de ponta.
Hoje, a GM continua inovando, a exemplo da sua linha de SUVs zero-emissão com o Equinox EV e o Blazer EV, que atingem quase 500 km de autonomia.
INÍCIO DAS OPERAÇÕES
A GM iniciou suas operações de fabricação no Brasil em 1925, em um galpão alugado no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Nesse ano, 2.778 veículos foram montados, utilizando componentes, em sua maioria, importados dos Estados Unidos.
Hoje, a empresa conta com uma estrutura global, incluindo a exportação de desenvolvimento de veículos para outros mercados, incubação de negócios e qualificação profissional para futuras tecnologias, tudo com os mais altos padrões de eficiência, qualidade e sustentabilidade.
FUTURO
No ano passado, a GM anunciou a primeira fase de seu novo ciclo de investimentos para suas operações no Brasil. O valor total, que soma R$ 7 bilhões, será investido entre 2024 e 2028, com foco na mobilidade sustentável. Esse investimento inclui uma renovação completa do portfólio de veículos, o desenvolvimento de tecnologias inovadoras adaptadas ao mercado local e a criação de novas oportunidades de negócios. As fábricas também passarão por melhorias que as tornarão ainda mais modernas, ágeis e sustentáveis.
Em 2025, a GM planeja lançar cinco novos modelos em diversos segmentos. Além disso, a empresa está trabalhando no desenvolvimento de 10 modelos inéditos eletrificados nos próximos anos para o Brasil, com o objetivo de fortalecer seu portfólio e oferecer opções diversificadas para os consumidores que buscam soluções de mobilidade mais sustentáveis e eficientes.
Adicione um comentário