
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), principal nome cotado para suceder o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2026, aparece bem posicionado nas pesquisas fora de São Paulo, em pesquisas qualitativas do Instituto Travessia a pedido do jornal O Estado de S.Paulo. As pesquisas qualitativas foram realizadas no primeiro semestre deste ano no Distrito Federal e em cidades de diferentes Estados do País.
Tarcísio é descrito por eleitores fora de São Paulo como “preparado”, “honesto”, “capaz” e “articulador”. Em cidades como Florianópolis (SC) e Blumenau (SC), chega a ser chamado de “o próximo presidente”. Porém, as pesquisas indicam que ainda falta conhecimento sobre o governador. Fora do Estado, Tarcísio é lembrado por sua passagem nos governos Dilma Rousseff (PT) e Jair Bolsonaro. Apesar disso, a dispersão da Cracolândia é um dos poucos assuntos locais citados nas pesquisas qualitativas pelo País.
O relatório do Travessia ainda apontou que dentro do Estado o governador enfrenta um cenário relativamente dividido. No interior, as pesquisas qualitativas mostram uma avaliação bastante positiva para o governador, mas essa percepção se torna mais negativa à medida que se aproxima da Capital. Na segurança, apesar da aprovação das ações estilo “linha-dura”, as mortes de agentes e as denúncias de violência policial abalam a confiança da população. Na educação, famílias citam problemas estruturais nas escolas e classificam a rede estadual como “fraca”. Já no transporte, as queixas se concentram na região da Grande São Paulo, com ênfase na superlotação do metrô e da CPTM.
O governador também é lembrado em outros Estados pela postura “técnica e comedida”. São poucas as críticas à sua gestão ou forma de governar, de acordo com a análise do Travessia.
Adicione um comentário