Eleições

Governador Caiado declara apoio à Flávia Morando

Orlando Morando, Flávia Morando, Ronaldo Caiado e Luís Ricardo Vasques Davanzo

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União BR), esteve em São Bernardo, nesta segunda (23), na sede da Acigabc (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do ABC), para declarar apoio à candidata a prefeita Flávia Morando (União BR).

Na ocasião, o prefeito Orlando Morando destacou ações exitosas do governador goiano. “O Caiado é um dos mais brilhantes governadores do Brasil. É a prova viva que se pode transformar uma sociedade. Um dos principais problemas do Brasil, lamentavelmente, é a violência e em Goiás, foi reduzido 90% os índices de violência”, contou.

Flávia agradeceu o apoio recebido e revelou que, caso eleita, irá se espelhar no governo de Goiás. “Neste momento da campanha é muito importante termos apoio de grandes políticos a nível nacional. Um governador que está mostrando que é possível fazer, quando temos foco, determinação, transformou o Estado de Goiás e muito me espelho. Eu eleita, já adianto o pedido de ir à Goiás e aprender sobre as boas práticas que ele fez em Goiás, para que possamos colocar em prática em São Bernardo”, afirmou.

O governador destacou a importância da eleição de Flávia como prefeita para o partido União Brasil. “A Flávia precisa ganhar essa eleição, isso para o nosso partido é fundamental. A eleição da Flávia é uma marca nacional, sem dúvida alguma, vai ter um reflexo superior a muitas que o União Brasil possa ganhar”, disse.

Caiado anunciou que irá contribuir para que Flávia chegue à vitória. “Estou em São Bernardo para contribuir para que a Flávia chegue à vitória. São dois turnos, se ela pudesse encerrar logo essa disputa no dia 6 de outubro, seria a melhor coisa do mundo, para já começar a montar o governo o mais rápido possível”, explicou.

O governador goiano ainda falou sobre a necessidade de se trabalhar até o último momento da campanha. “Político que está esperando apenas a eleição passar, ficando dentro de casa, achando que vai dar certo, vai cair do cavalo. Se nós não apoiarmos a Flávia pra valer, qual é o resultado de amanhã? O União Brasil perde uma representante, a democracia perde o espaço que o Orlando implantou, junto com seus secretários e vereadores, e vamos ver um outro processo que vai ser paternalista, acomodando interesse aqui, acolá, e o desenvolvimento da cidade fica em segundo lugar. ”, enfatizou. “Se nós acharmos, agora, que o resultado vai acontecer por acaso, não vai”, completou.

ECONOMIA BRASILEIRA

Na ocasião, tanto o prefeito Orlando Morando, quanto o governador Caiado fizeram críticas à economia brasileira e ao governo federal.

“O governo está em estado vegetativo. O presidente Lula vive em um estado vegetativo. Não lançou nada novo, o país está quebrado e se não houver a diminuição da taxa de juros e o corte do gasto público”, disse Morando.

Caiado criticou a Reforma Tributária. “Fui o único governador a insurgir contra a Reforma Tributária. Essa estrutura de concentração de poder, do Comitê Gestor, eu chamei de comitê venezuelano, porque era distribuir mesada para nós, do que arrecadamos em nossos estados. Isso irá retroceder a capacidade dos municípios e dos estados, será o estrangulador dos nossos estados e municípios”, afirmou.

Caiado também se disse “defensor” de uma Reforma Administrativa. “Para que o povo brasileiro não ter que pagar e arcar com um estado tão caro, incompetente como esse. Poder fazer condições para que nossos estados possam recuperar o seu potencial de desenvolvimento, porque vamos copiar modelo europeu que está falido com essa Reforma Tributária? Por que não copiamos o modelo americano? Se somos, também, um sistema federalista?”, questionou.

SEGURANÇA

Na ocasião, o governador goiano também destacou os índices de segurança que possui no Estado: “Não tem um palmo de terra em Goiás que seja comandado por facção criminosa”.

Caiado também falou que irá colocar o governo de Goiás “à disposição” para que Flávia possa implantar em São Bernardo a eficiência da Segurança implantada no governo goiano.  “Quero colocar o governo do estado de Goiás à sua disposição, toda parte minha de segurança pública, se quiser, para fazer curso junto com sua Guarda Municipal, venho com as minhas melhores cabeças de segurança pública do Estado, os nossos programas sociais de emancipação.Goiás, hoje, é o estado com menor percentual de pessoas na pobreza e na extrema pobreza do país, bati Santa Catarina que era o melhor”, revelou.

ELEIÇÕES 2026

O governador não esconde a sua intenção de disputar, pela segunda vez, a presidência da República. A primeira ocorreu em 1989. “Nunca escondi na minha vida, que sempre tive vontade de disputar a presidência, tanto é que já disputei, foi a minha primeira eleição. Nunca escondi. Sou direto, não gosto de mais ou menos”, comunicou.

Caiado disse, porém, que “se curva” ao diálogo. “Lógico que sou um homem que me curvo ao diálogo, ao entendimento, às pesquisas, mas estou trabalhando para poder ter o meu nome como pré-candidato a presidente da República em 2026. Isso é certeza. Governar o país, hoje, não é só ganhar a eleição, não. Talvez, a parte mais fácil seja ganhar a eleição. Quero saber como se vai governar”, frisou.

PARTICIPAÇÃO FEMININA

Governador Ronaldo Caiado fala à Folha do ABC

À Folha, falou sobre a participação feminina na política, posto que no governo de Goiás cerca de 54% das servidoras são mulheres. “Uma situação que não só na bancada de deputado federal, também, temos uma participação muito grande das mulheres. As pastas mais importantes em Goiás, no primeiro mandato, foram governadas por mulheres, Economia, Meio Ambiente, Educação, a Procuradoria Geral do Estado, nossa parte social da OVG. Então, são as secretarias de maior volume no Estado, todas elas são mulheres que estão à frente. Isto deixa claro quanto as mulheres são competentes”, contou.