
O Governo de São Paulo realizou, na quinta (25), no Palácio dos Bandeirantes, uma cerimônia de formatura que marcou a celebração da conclusão de cursos dos programas Escola de Qualificação e Caminho da Capacitação, coordenados pelo Fundo Social de São Paulo. O evento reuniu 531 formandos de seis Centros de Integração da Cidadania, oito Escolas de Qualificação e cinco carretas itinerantes, simbolizando, de forma representativa, todos os concluintes de 2025 até o momento.
“Às vezes não sabemos a dificuldade de cada um. Como quem precisou deixar o filho aos cuidados de alguém para fazer o curso, ou quem já está aposentado e quer recomeçar, ou quem quer empreender ou ainda quem pretende desenvolver uma habilidade nova. Hoje, vi pessoas com mais de um diploma, porque fizeram diversos cursos, e percebi que vocês querem prosperar e andar para a frente. Estamos aqui para caminhar junto com vocês. Acreditamos no potencial de cada um de vocês. É por isso que esses cursos existem e a gente vê que está dando certo. Temos certeza que é mais uma vitória das muitas que virão na vida de vocês”, comemorou o governador Tarcísio de Freitas.
Os cursos oferecidos abrangem áreas como moda, beleza e bem-estar, informática, administração e empreendedorismo, construção civil, gastronomia, tecnologia e cuidados com pets. Combinando teoria e prática, as qualificações preparam os alunos para ingressar tanto no mercado de trabalho quanto para empreender.
Durante a celebração, a primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, destacou a importância da capacitação profissional como ferramenta de transformação social: “A prosperidade não acontece sem oportunidade, sem trabalho, sem olhar para quem mais precisa. Ela nasce quando abrimos portas e acreditamos no potencial das pessoas”.
Trampolim destina vagas para os formandos
Na ocasião, Cristiane Freitas também anunciou a disponibilização de 2.870 vagas de emprego por meio da plataforma Trampolim, iniciativa do Governo do Estado. A ferramenta visa conectar profissionais capacitados às oportunidades do mercado de trabalho, agilizando a contratação e impulsionando a empregabilidade.
Para ampliar o acesso dos alunos à plataforma, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Fundo Social de São Paulo iniciam, a partir de amanhã (26), um ciclo de atendimentos nas Praças da Cidadania de: Guarulhos, Hortolândia, Itapevi, Itaquaquecetuba, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Paraisópolis. Nos locais, os interessados receberão orientações sobre o cadastro no programa.
Além das oportunidades de emprego, as equipes também farão a apresentação da linha de crédito oferecida pelo Banco do Povo. O objetivo da ação é oferecer suporte não apenas para a inserção no mercado de trabalho formal, mas também para o fomento ao empreendedorismo.
Adicione um comentário