O governador do Estado, João Doria, no Palácio dos Bandeirantes, acaba de anunciar, durante coletiva de imprensa, junto ao vice-governador Rodrigo Garcia; os secretários estaduais, de Saúde, José Henrique Germann; Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen; ao diretor do Instituto Butantã e membro do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, Dimas Covas, e o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde em São Paulo, Geraldo Reple, nesta quinta (21) de maio, que os índices de isolamento social do Estado melhoraram. Na quarta (19), foi registrado índice de 48% e na quinta (20), 49% e que os índices de congestionamento nas rodovias também ficaram com movimento inferior em 35%, em relação às demais vésperas de feriados.
Doria ainda revelou que a reunião dos 25 governadores com o presidente Jair Bolsonaro, ministros e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia e Senado, Davi Alcolumbre foi em tom de paz, harmonia e entendimento. “O projeto de lei com apoio federativo aos governadores será sancionado pelo presidente da República e até o dia 30 de maio, receberemos a primeira parcela dos R$ 60 bilhões previstos de apoio federativo”, enfatizou.
Na reunião, participaram, por meio de vídeo conferência, os governadores do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, e do Espírito Santo, José Renato Casagrande, representando os demais. “Fico feliz em concluirmos a reunião com paz e harmonia. Agora, não é momento de política, devemos ter sabedoria, bom senso e equilíbrio, sentimento de união para salvar vidas e enfrentar essa crise”, disse o governador.
O governador ainda revelou que, na terça (26), chegarão à São Paulo, mais 600 respiradores, por meio do Ministério da Saúde, para serem distribuídos na Capital, Baixada Santista e Interior do Estado.
BOLETIM- O secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann, atualizou o número de casos no Estado:
– 73.739 casos confirmados [aumento de 6%, em relação a quarta (20)]
– 5.558 óbitos [aumento de 4%, em relação a quarta (20)]
– 4.224 internações em UTI
– 6.467 em enfermaria
Segundo Dimas Covas, as mortes por Covid-19 já superaram todas as causas de morte do País. Germann revelou que a taxa de ocupação das UTIs no Estado é 73% e na Grande São Paulo de 89,6%.