O prefeito Carlos Grana, Santo André, anunciou mudanças no secretariado, em entrevista coletiva, na quinta (31). Deixaram as secretarias: Carlos Doniseti Sanches (Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos), Marta Sobral (Esportes) e Oswana Fameli (Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia). O motivo das alterações é a eleição de outubro próximo.
Grana deverá disputar a reeleição com mais partidos aliados do que na última eleição, em 2012. “Dobramos o número de partidos da chapa aliada, agora serão 11”, disse.
Sanches, conhecido como “Carlão”, deixou o secretariado para coordenar a campanha da chapa majoritária, que apoiará Grana. “Estive oito meses frente à secretaria (antes fora secretário-adjunto de Governo). Deixo-a com bastante antecedência, foi uma boa experiência, além das tarefas, o prefeito me deu a prática de seu sistema de trabalho. Agora, vou começar a pré-campanha”.
Já Oswana se afasta da secretaria de Desenvolvimento Econômico, para disputar o cargo de vice-prefeita de Grana, na chapa de alianças do PT, nas próximas eleições. Caso não seja escolhida pelos partidos aliados como vice, Oswana praticamente descartou a possibilidade de se candidatar a vereadora. “Não tenho pretensão em seguir a carreira da vereança. Desligo-me da secretaria, mas, estarei na vice-prefeitura”, afirmou.
E Marta deixa o comando do Esporte na cidade, para se candidatar como vereadora. “As vitórias virão como já aconteceram nesses três anos”, disse.
Os secretários adjuntos Ronaldo Tadeu Ávila de Paula, Ricardo da Silva Kondratovich e a diretora Claudia Medeiros Martins assumiram, respectivamente, as pastas de Desenvolvimento Econômico, Mobilidade Urbana e Esportes.
Exonerações: Ainda houve duas exonerações: a do diretor do Departamento de Resíduos Sólidos (DRS) do Semasa, Edi Ferreira dos Santos, e a do secretário adjunto de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Fabrício Gomes de França. Ambos concorrerão à vereança em Santo André.