Negócios

Grob investirá 16 milhões de euros em São Bernardo

Em agenda oficial, no que corresponde a linha de ação da Prefeitura de São Bernardo em alinhar a proximidade do Poder Público e o setor empregador da cidade, o prefeito Orlando Morando ouviu dos diretores da Grob a projeção de investimentos na ordem de 16 milhões de euros (em torno de R$ 42.300 na cotação de hoje) para a planta industrial do município até 2020.

O chefe do Executivo esteve na sede da empresa, na quinta (3), localizada na Avenida Caminho do Mar, para detalhar também a Lei de Incentivo Fiscal – que garante desconto no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), mediante a abertura de novos postos de trabalho – e do Emprego Cidadão, instituído há um ano e que vem formalizando empregos formais a moradores de rua. Acompanharam o prefeito na agenda o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami, e o adjunto da pasta, Fernando Martini.

“A Grob vem aumentando seu faturamento, fruto muito das exportações. É uma empresa importante para a cidade, na geração de empregos, transferências de receitas. E eles estão com esta projeção para a cidade o que é significativo. A Prefeitura vem reforçando sistematicamente seu papel de agente facilitador e parceiro do setor privado”, destacou Morando.

Instalada em São Bernardo há 62 anos, a Grob, fabricante de máquinas para a indústria brasileira e para a exportação, por meio do presidente do grupo no País, Michael Bauer, e do vice, Oscar Passos, confirmou a projeção do plano de investimento, detalhando nova expansão da planta industrial. “Vamos ter um aporte para a ampliação de 16 mil metros quadrados desta unidade. Temos de falar projeção, pois dependemos da evolução dos negócios do Brasil. Está tudo traçado, apenas aguardando o momento certo. Investimos cerca de 3% a 4% do faturamento total nesta planta. Este aporte é um diferencial”, destacou Bauer, destacando que o faturamento de 2017 foi de aproximadamente 140 milhões de euros. Os executivos estimam que de 100 a 150 novos empregos diretos sejam viabilizados. Atualmente, a empresa conta 560 colaboradores.

No ano passado, a Grob já havia ampliado sua estrutura após adquirir em leilão o imóvel da Fris-Moldu-Car, indústria de autopeças que faliu em 2013, com 20 mil metros quadrados e vizinho à indústria. Na ocasião, 100 postos de trabalho foram abertos.

“Tem sido muito importante este relacionamento com a Prefeitura. Podemos aprofundar bem sobre a Lei de Incentivo , queremos nos enquadrar e temos planos para isso. E esta ação social foi bem dialogada e temos a intenção de nos inserir”, acrescentou Bauer.