
O prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, recebeu, na quinta (5), o prêmio Prefeito Inovador 2026 durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Grande São Paulo, realizado no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro, na Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires (EMARP). O reconhecimento foi concedido pela implantação do projeto pioneiro no ABC que, por meio de um software no modelo SaaS (Software as a Service), permite registrar, acompanhar e analisar dados sobre as emissões de gases de efeito estufa, ampliando o planejamento e a efetividade de políticas públicas ambientais baseadas em dados.
“A transformação digital aplicada à gestão ambiental nos permite planejar melhor, tomar decisões com base em dados reais e ampliar o impacto das políticas públicas, colocando Ribeirão Pires, mais uma vez, na vanguarda da sustentabilidade”, destacou Guto.
Este é o segundo ano consecutivo em que o prefeito recebe o prêmio. Em 2025, Guto foi reconhecido pela implantação do Aplicativo Ribeirão Pires Digital, que reúne mais de 200 serviços municipais, facilitando o acesso da população às informações e aos atendimentos públicos.
O Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes promove um ambiente de diálogo qualificado sobre a transformação digital no setor público, reunindo gestores, técnicos e especialistas para compartilhar experiências, apresentar iniciativas em andamento e debater soluções inovadoras já adotadas por municípios da região metropolitana, com foco na modernização da gestão pública e na melhoria dos serviços prestados à população.
O fundador da empresa Domani Global, Fabiano Sant’ana, responsável pelo software implantado no município, destacou os benefícios e a importância da iniciativa adotada pela gestão municipal. “Isso é algo muito relevante no mundo atual, pois permite que a Prefeitura e as administrações públicas adotem ações para reduzir suas emissões, enxergando a sustentabilidade como um equilíbrio socioambiental e econômico. Além disso, garante à Prefeitura o conhecimento sobre suas emissões, possibilitando o planejamento de políticas públicas e a captação de recursos soberanos”, afirmou.
A iniciativa também amplia o credenciamento da cidade para participação em programas e redes de reconhecimento nacional e internacional, como o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia e o Programa Município Verde Azul, do Governo do Estado de São Paulo.















Adicione um comentário