Esportes

Helena Laurino e Augusto Akio vencem na modalidade Park no STU National Curitiba

No Paraskate, Felipe Nunes é o campeão da etapa

Com apenas 13 anos e voando nas manobra de skate, Helena Laurino encanta a todos por onde passa. Neste domingo (27), no Centro Nacional de Treinamento de Skateboarding, no Complexo Esportivo Tarumã, não foi diferente. A paulista Helena Laurino foi a campeã da modalidade Park da etapa de Curitiba do STU National.

Heleninha conquistou mais um título de STU nesta temporada – na etapa de abertura, o terceiro lugar em Criciúma e, na sequência, sagrou-se campeã em Florianópolis. A jovem skatista leva para casa, não só com mais um troféu na mochila, mas também a liderança do ranking 2025 da modalidade Park.

Helena Laurino, campeã com nota 85,69
(Foto: Pablo Vaz / STU)

A skatista admite que tem um carinho especial pela pista de Curitiba. Afinal, foi nela que, em 2023, ano de inauguração do complexo de skate da capital paranaense, hoje centro de treinamento da seleção, que ela se sagrou campeã brasileira amadora de Park, aos 11 anos. Ali os olhos do esporte do shape sobre rodinhas já se arregalavam diante daquele talento que se aflorava. Apenas dois anos depois, a confirmação.

“Fiquei muito feliz hoje porque consegui acertar todas as manobras que planejei. Treinei bastante para esse campeonato e, quando tudo sai como a gente imagina, é uma realização muito grande. Ainda mais numa pista como essa, a melhor de todas que já andei, a que mais gosto aqui no Brasil. Queria aproveitar para agradecer a todos que torceram por mim. Era uma energia muito boa que vinha de fora, o que faz a diferença”, vibrou.

No Park masculino, Augusto Akio, o Japinha, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris, fez as honras da casa e conquistou o título. E num pódio bem especial e pesado, o chamado “9 Game”, em que recebeu a nota 93,03, com o ítalo-brasileiro Rafael Tomé em segundo (91,83) e o outro curitibano da final, Gui Khury, em terceiro (90,19).

Augusto Akio: campeão com nota 93,03
(Foto: Pablo Vaz / STU)

“Estava em terceiro lugar e só consegui uma grande volta mesmo na última vez que fui para a pista. Até já estava bastante contente com a minha primeira apresentação (88,54). Por eu ser um representante local, muita gente veio aqui me ver, e até fico um pouco chateado de não poder atender a todos. Mas agradeço pela força e energia que passaram. É uma grande conquista pessoal. A sensação é sempre a melhor possível. O evento foi de altíssimo nível, com todos andando de skate demais, se dedicando e evoluindo”, disse Akio.

Paraskate – Na estreia da Transpetro como patrocinadora oficial e exclusiva do Paraskate, que a partir de agora assina o nome da competição como Circuito Transpetro STU Paraskate, o grande campeão da etapa de Curitiba (PR) foi Felipe Nunes, que já liderava o ranking da modalidade Street.

Felipe Nunes
(Foto: Julio Detefon / STU)

PARK FEMININO – RESULTADO FINAL
1ª – Helena Laurino – 85,69
2ª – Flavia Haraguchi – 85,33
3ª – Yndiara Asp – 81,79
4ª – Fernanda Galdino – 77,96
5ª – Sofia Godoy – 75,00
6ª – Lua Vicente – 50,00

PARK MASCULINO – RESULTADO FINAL
1º – Augusto Akio – 93,03
2º – Rafael Tomé – 91,83
3º – Gui Khury – 90,19
4º – Miguel Leal – 89,00
5º – Nicolas Falcão – 85,22
6º – Mateus Guerreiro – 50,00

PARASKATE STREET – RESULTADO FINAL
1º – Felipe Nunes – 93,86
2º – Kauê Augusto – 85,33
3º – David Soares – 82,26
4º – Vini Sardi – 80,19
5º – Tony Alves – 76,50
6º – Leo Almeida – 65,30
7º – Ítalo Romano – 61,37
8º – Daniel Amorinha – 45,85

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário