
O domingo (25) foi cheio de emoção em Florianópolis (SC) com as finais do STU National. No Park, Helena Laurino e Luigi Cini foram os campeões.
Com apenas 13 anos e 1,45m, Heleninha, como é chamada pela família do skate, desbancou as skatistas da casa Yndiara Asp e Isadora Pacheco. A pequena notável deu seu show particular, com destaque para a quinta das sete voltas, que lhe rendeu a nota 82,58. Yndiara e Isadora que completaram o pódio.
“Dei um Flip, um McTwist e um Body Varial e outras manobras na minha linha. Demorei a encaixar tudo na mesma volta, mas deu certo. É muito legal poder subir ao pódio com dois nomes que sempre me inspiraram, desde que comecei. E tudo começou quando eu tinha 6 anos. E minha primeira competição foi aos 7”, disse a campeã, que ganhou pela segunda vez uma etapa de STU – e a primeira vez foi na sua São Paulo, no ano passado.
“A Heleninha está quebrando tudo! Ela é massa! Ela nos motiva pelo que faz com a pouca idade que tem, com giros que a gente quase não vê entre as meninas. É demais andar com ela”, elogiou Isa Pacheco.
“É um orgulho para nós ver que temos talentos como ela aqui. Ela consegue ativar aquele modo turbo dela, de encaixar todas as manobras, é um diferencial. Muito legal competir com pessoas assim. Vai representar muito nosso Brasil pelo mundo”, completou Yndiara.
No Park masculino, o curitibano Luigi Cini, que, numa volta eletrizante, recebeu dos juízes a nota 92,00 e sagrou-se campeão da segunda etapa do STU National 2025. Gui Khury ficou com o vice (90,03) e Nicolas Falcão, único skatista da casa entre os finalistas, figurou em terceiro lugar. “Não lembro se já houve uma final no STU com um pódio em que todos tiveram nota acima dos 90. Independentemente disso, mostra o alto nível que a galera mostrou na final aqui em Floripa. O Gui e o Nicolas quebraram tudo também, com notas que em muitos eventos seriam mais que o suficiente para dar o título a eles. Nunca sabemos ao certo quanto valerá uma volta, o que mais será valorizado nela. Mas tracei uma estratégia para que atingisse um bom nível”, disse Luigi.
Paraskate – No Paraskate, Vini Sardi conquistou seu 10º título de STU. Uma alegria que se mostrou contagiante no pódio, ao lado de Ítalo Romano e Jota Ribeiro.
“Tenho que atualizar minha bio do Instagram (@vinisardi), porque agora já são dez títulos de STU. O mais importante é que o nível do Paraskate vem crescendo cada vez mais, o pessoal tem se dedicado muito, tanto no Park quanto no Street. Havia uma preferência pelo Street, mas a galera vem se jogando no Park também, o que é muito legal para o desenvolvimento da nossa modalidade. Vamos continuar nesse trabalho, trazendo novos atletas e fazendo o Paraskate crescer como um todo”, disse Vini, que também é presidente da ABPSK.
RESULTADO FINAL – PARK FEMININO
1ª – Helena Laurino – 82,58
2ª – Isadora Pacheco – 81,32
3ª – Yndiara Asp – 80,00
4ª – Fernanda Galdino – 79,50
5ª – Fernanda Tonissi – 74,47
6ª – Flávia Haraguchi – 71,03
RESULTADO FINAL – PARK MASCULINO
1º – Luigi Cini – 92,00
2º – Gui Khury – 90,03
3º – Nicolas Falcão – 90,00
4º – Miguel Leal – 89,95
5º – Gustavo Picaski – 86,16
6º – Pedro Quintas – 50,00
RESULTADO FINAL – PARASKATE PARK
1º – Vini Sardi – 83,19
2º – Ítalo Romano – 73,78
3º – Jota Ribeiro – 70,06
4º – Tony Alves – 62,28
5º – David Soares – 58,33
6º – Rafael Alantejo – 36,96
7º – Nando Araújo – 35,00
8º – Rogério Bento – 26,67
Fotos: Julio Detefon / STU
Adicione um comentário