
As equipes de coordenação e direção do HMEAS (Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin), de São Caetano, participaram do Fórum de Abertura do Ciclo 10 do Projeto Lean nas Emergências, realizado de forma on-line, na quarta (17).
O HMEAS foi um dos hospitais selecionados pelo Hospital Sírio-Libanês para integrar a iniciativa, no âmbito do PROADI-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS). O projeto tem como objetivo otimizar o fluxo de atendimento nas emergências hospitalares, reduzindo tempos de espera, ampliando a capacidade operacional e aumentando a segurança e a satisfação dos pacientes e das equipes.
Entre os principais resultados esperados com o projeto estão a redução do tempo médio de espera para triagem, que deverá ser em até dez minutos, e o atendimento médico em até trinta minutos.
Também se busca manter a taxa de ocupação da emergência menor ou igual a 85%, além de alcançar índices de satisfação superiores a 80% tanto entre pacientes quanto entre profissionais. Outro objetivo importante é a diminuição de pelo menos 30% nos eventos adversos relacionados ao processo de atendimento, garantindo mais qualidade e segurança para todos.
O projeto é conduzido por consultores especializados do Hospital Sírio-Libanês, que atuarão em parceria com os gestores, equipes médicas, enfermagem, administrativos e equipes multiprofissionais do HMEAS.
O trabalho terá início com um diagnóstico detalhado da unidade, seguido da implementação de ações de melhoria contínua baseadas na filosofia Lean, metodologia de gestão que busca eliminar desperdícios e tornar processos mais eficientes.
A participação no Ciclo 10 do Lean nas Emergências reforça o compromisso de São Caetano do Sul em modernizar sua rede hospitalar, investir na capacitação das equipes e oferecer um atendimento cada vez mais ágil, humanizado e de excelência à população.
Adicione um comentário