Política

Hospital das Clínicas de São Bernardo realizará cirurgia cardíaca infantil

O governador Geraldo Alckmin autorizou, na terça (27), junto ao prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, a assinatura de convênio com a Prefeitura de São Bernardo para a implementação do serviço de assistência de alta complexidade em cirurgia cardiovascular pediátrica no Hospital das Clínicas de São Bernardo. “É uma medida de interesse de todo o Brasil: um novo serviço de referência em parceria com o Instituto do Coração (Incor), com investimento de R$ 20 milhões”, disse o governador.

Já Morando aproveitou para agradecer ao governo do Estado pela parceria. “Quando assumi o cargo de Prefeito, esse hospital estava funcionando apenas com 40% da sua capacidade. Os leitos de UTI estavam abandonados, sem pacientes. Hoje, com essa medida, o HC passará a funcionar por completo. Isso que estamos trazendo hoje, é muito mais do que um atendimento à saúde das crianças, estamos devolvendo o respeito aos pacientes que estão nascendo, com as famílias e acima de tudo, com a sociedade” comemorou.

O repasse dos R$ 20 milhões, previsto para 2018, visa à implantação do serviço, abrangendo a ativação de dez leitos de UTI Pediátrica e Neonatal e 17 de enfermaria pediátrica no HC de São Bernardo do Campo, que se tornará referência para todo o Estado. O custeio será feito integralmente com recursos do Tesouro estadual, até que o Ministério da Saúde habilite a nova estrutura.

O novo serviço contará com a expertise do Incor (Instituto do Coração do HCFMUSP) e engloba pré e pós-operatório, procedimentos de hemodinâmica, exames, cirurgia e acompanhamento ambulatorial dos pacientes. A demanda será regulada integralmente pela CROSS (Central de Regulação de Vagas e Ofertas de Serviços de Saúde).

A partir de agora, passarão a ser ofertadas mais de duas mil consultas ambulatoriais especificamente de Cirurgia Cardiovascular Pediátrica, mediante encaminhamento dos casos, conforme os fluxos do SUS. Os procedimentos cirúrgicos poderão ser agendados a partir de maio de 2018, com capacidade para operar 124 pacientes até o final do ano. Haverá monitoramento dos indicadores do serviço e da qualidade da assistência.

 “A implementação de mais uma referência na realização de cirurgia cardíaca pediátrica é uma grande conquista para o Estado e, consequentemente, para a região do ABC. O investimento reforça o compromisso do Governo do Estado de São Paulo com o atendimento da população”, complementa o secretário de Estado da Saúde, David Uip.

O Estado de São Paulo já conta com onze serviços habilitados para realizar cirurgias cardíacas infantis: Incor (Instituto do Coração – HCFMUSP); Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP); Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese; HC de Campinas (Unicamp); Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto; Hospital Geral de Pirajussara; Hospital de Base de São José do Rio Preto; PUC Campinas; Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; HC Hospital São Paulo (Unifesp) e Beneficência Portuguesa.

Investimentos – Além do centro de referência, o Governador também aproveitou para anunciar que São Bernardo será contemplado com uma Farmácia de Alto Custo.  A unidade será instalada no Poupa Tempo e irá atender 12 mil pacientes do município, que atualmente retiram medicamentos no Hospital Mário Covas. “Estamos saindo de uma sala acanhada do hospital estadual, para o Poupa Tempo. Essa distribuição irá funcionar como um projeto piloto, e se der certo, outras unidades serão instaladas nos municípios vizinhos.  Nós estamos muito otimistas com essa medida”, disse Alckmin.