
O Insper, instituição de ensino e pesquisa sem fins lucrativos, em conjunto com o Arq.Futuro, plataforma brasileira que fomenta debates e reflexões sobre arquitetura e cidades, promovem, nesta quinta (8) e sexta (9) de maio, o 1º Encontro das Cidades, iniciativa que reunirá especialistas, gestores públicos, acadêmicos e organizações para discutir os desafios urbanos no contexto das mudanças climáticas, com foco especial nas cidades do Sul Global – celebrando também os cinco anos de parceria entre as duas instituições e o início das atividades do Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper (Insper Cidades).
Entre os destaques da programação está a participação do Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, responsável pela condução das políticas habitacionais e de saneamento no Brasil, e do urbanista franco-colombiano Carlos Moreno, criador do conceito “Cidade de 15 Minutos” – modelo que inspira planos urbanos sustentáveis em metrópoles como Paris, Bogotá, Melbourne e Chengdu.
O primeiro painel, na manhã de quinta (8), será dedicado à relação das cidades com a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas e reunirá, além de Carlos Moreno e do Ministro Jader Barbalho FIlho, outras lideranças: Washington Fajardo, especialista sênior em habitação e desenvolvimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ana Toni, diretora-executiva da COP30, e Miguel Setas, CEO da Motiva. O painel será mediado pelo coordenador-geral do Insper Cidades, Tomas Alvim e por Kátia Mello, copresidente da Diagonal, instituição que é apoiadora do encontro.
No período tarde, será o momento de discutir centralidades, regeneração urbana e investimentos, com a participação de Margarida Caldeira, sócia do escritório global de arquitetura Broadway Malyan, Ana Paula Vilaça, da Prefeitura do Recife, a liderança comunitária Carmen Silva (MSTC) e o executivo e conselheiro da Iguatemi S.A., Carlos Jereissati, com mediação de José Police Neto (Insper Cidades) e Sandra Capriglione (Diagonal).
Já na sexta (9), pela manhã, o evento dará evidência aos distritos de inovação e às possibilidades de impulsionamento do desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo dessas áreas. Estarão presentes Guilherme Martins, presidente do Insper, Gustavo Robichez, que é coordenador central de parcerias e inovação da PUC-Rio e Francisco Saboya, ex-diretor do Porto Digital de Recife, com moderação de Élcio Batista e Laura Janka Zires, ambos do Insper Cidades.
O encontro integra a agenda do Insper dedicada à urbanização sustentável e dialoga com projetos como o Programa Cidade +2°C, lançado neste ano pelo Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro, que investiga estratégias de adaptação urbana em áreas expostas aos efeitos das mudanças climáticas. Além disso, o evento também ocorre em um momento estratégico para o país, a cerca de sete meses da COP30, marcada para novembro, em Belém (PA), quando, pela primeira vez, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas será realizada na Amazônia, o que coloca as cidades brasileiras no centro das discussões internacionais sobre adaptação e transição climática.
De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), mais de 56% da população mundial já vive em áreas urbanas, percentual que deve ultrapassar 70% até 2050. Na América Latina, a urbanização é ainda mais acentuada: 80% da população já reside em cidades – no Brasil, 87,4%, segundo o último Censo. Esse cenário reforça o protagonismo dos centros urbanos na mitigação das crises ambientais e na redução das desigualdades sociais.
O evento é gratuito, com inscrições pelo site
Confira a programação completa:
Quinta-feira (8) de maio
9h30 às 10h: Abertura – Tomas Alvim, Guilherme Martins e Tania Haddad
10h às 12h: Painel 1 – As Cidades e a COP30 (Carlos Moreno, Washington Fajardo, Jader Barbalho Filho, Ana Toni e Miguel Setas)
14h às 16h: Painel 2 – Regeneração Urbana e Investimentos (Margarida Caldeira, Ana Paula Vilaça, Carmen Silva e Carlos Jereissati)
Sexta-feira (9) de maio
9h30: Abertura – Tomas Alvim
10h às 12h: Painel 3 – Distritos de Inovação, Educação e Cidades (Guilherme Martins, Gustavo Robichez, Francisco Saboya)
Adicione um comentário