Educação

Instituição Amélia Rodrigues transforma a vida de crianças

Há 38 anos, a Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues transforma a realidade de crianças e adolescentes de Santo André. A ONG tem o objetivo de prestar serviços de educação e assistência social a crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda na cidade.

   A Instituição surgiu como um braço social do Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes, em 1986, e em 1992, passa a ter um CNPJ próprio, sem vínculo religioso.

  De acordo com Vergílio Cordioli Filho, diretor adjunto operacional da Instituição, a quantidade e a qualidade do atendimento são os pontos de mudança ao longo dos 38 anos.

   “Iniciamos com 10 crianças somente no berçário, contando com a ajuda de voluntários. Hoje, são 320 crianças e um quadro de mais de 70 profissionais capacitados para a realização das tarefas”, afirma.

   Só em 2024, mais de 270 famílias foram atendidas com mais de 1280 refeições, mais de 70 latas de leite em pó e mais de 1300 fraldas descartáveis por semana. Além da Educação Infantil, a Instituição atua em outras frentes, com projetos de convivência e fortalecimento de vínculos, projeto para gestantes, projeto de dança e musicalização para crianças e adolescentes.

   Edson Sardano tem uma história longa com a Instituição. Filho de Terezinha e Miguel Sardano, acompanhou a fundação da Amélia Rodrigues. “Meus pais e uma equipe começaram o trabalho, então, sempre foi um motivo de orgulho para mim, ter presenciado desde os primeiros momentos dessa instituição maravilhosa que é a Amélia Rodrigues”.

 Edson Sardano tem uma história longa com a Instituição. Filho de Terezinha e Miguel Sardano, acompanhou a fundação da Amélia Rodrigues

   Ao longo do tempo, a Instituição Amélia Rodrigues recebeu alguns prêmios, entre eles: “Prêmio Bem Eficiente” (2001 e 2004) principal Prêmio dedicado ao terceiro setor no Brasil, concedido pela Kanitz & Associados às 50 melhores entidades filantrópicas do Brasil; o “Prêmio Mérito Regional do ABC” (2018), concedido pelo Consórcio Intermunicipal do ABC pelo reconhecimento de personalidades e instituições que atuam em benefício da população dos municípios da região; e o “Selo ONG Transparente” (2019), concedido pelo Instituto Doar, pela transparência na web que são simples de observar, fáceis de publicar e auxiliam no processo de decisão de doação.

   A Instituição Amélia Rodrigues tornou-se uma referência na cidade de Santo André e na região do ABC. Para Edson Sardano, a Instituição é formada por profissionais competentes que trabalham com excelência e com amor. “Amélia Rodrigues recebe muitas visitas de outras instituições, que querem conhecer um trabalho que dá certo em Santo André. Amélia Rodrigues é um trabalho que deu certo em Santo André”, conclui Sardano.

   Hoje, eles se preparam para atender crianças e adolescentes no inverno. Já teve início mais uma edição da “Campanha do Agasalho”. A Instituição Amélia Rodrigues está recebendo doações de segunda à sexta das 8h às 16h30 na Recepção, localizada na Rua Silveiras, 17, Vila Guiomar, em Santo André.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário