Pelos próximos dois anos, o Instituto General Motors (IGM) será mantenedor do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), apoiando atividades e projetos voltados à transformação digital da educação pública brasileira. A parceria possibilitou o lançamento de um programa inédito de assessoria a 12 redes municipais e duas redes estaduais de ensino.
Batizado “Gestão de Inovação e Tecnologia na Rede de Ensino”, o programa presta assessoria técnica para as secretarias de educação incorporarem, de maneira efetiva, tecnologias digitais na prática pedagógica e na gestão administrativa. Com apoio do IGM, o projeto atingirá as redes paulistas de São José dos Campos, São Caetano do Sul, Mogi das Cruzes, Indaiatuba e Sorocaba, além das de Gravataí (RS) e Joinville (SC). O objetivo principal é avançar em qualidade e equidade educacional por meio do desenvolvimento de lideranças educacionais e do compartilhamento de metodologias, conceitos e ferramentas gratuitas desenvolvidas pelo CIEB.
Criado em 1993, o IGM fomenta e desenvolve projetos em diferentes frentes de atuação. Uma delas é a educação, frente em que apoia projetos inovadores ligados às áreas STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) com o objetivo de transformar a realidade dos estudantes pela inclusão tecnológica.
“O Instituto tem impactado diretamente a vida de centenas de brasileiros. Nós acreditamos que o poder da mudança se faz através do trabalho em sinergia e em prol de projetos transformadores como esse, em parceria com o CIEB”, destaca Adriana Quintas, presidente do Instituto GM.
Segundo Lúcia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB, além de impactar diretamente as escolas envolvidas, a cooperação técnica permitirá escalar o projeto em curto prazo. “A partir de 2022, esta iniciativa estará à disposição de qualquer rede de ensino, e isso graças aos aprendizados da ação em curso e dos aprimoramentos que serão e já estão sendo feitos no desenho do programa”, ressalta Lúcia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB.