Nas finais do street no STU Super Finals que aconteceram neste domingo (24) no Parque Cândido Portinari, em São Paulo, Isabelly Avila e Gabryel Aguilar se consagraram campeões.
Gabryel foi campeão da etapa de encerramento do STU National 2024, enquanto o skatista Ivan Monteiro, que ficou em terceiro lugar, confirmou o título brasileiro. No feminino, Isabelly conquistou os dois títulos, da etapa e do circuito.
Gabryel obteve a nota 82.04 em sua segunda volta. “Agradecer sempre primeiro a Deus, à minha família, à minha mulher, a todos do STU e aos que torcem por mim. Tivemos um skate de muito alto nível nos dois dias. Procurei mudar algumas coisas da semifinal para hoje e deu tudo certo. O que quero falar aqui é que a gente vive um novo momento de skateboarding. Para quem não sabe, o skate é o segundo esporte mais praticado no Brasil. E é daqui para melhor. Temos que enaltecer isso”, declarou.
Ivan, com nota 77.96, celebrou a conquista do título brasileiro. “Orgulhoso do esforço que fiz esse ano, sacrifiquei muita coisa, vida social, enfim, foquei muito só no skate. Fiquei longe da família, só viajando de um evento para outro. Meu maior foco em 2024 era mesmo ganhar o STU, coloquei como objetivo principal, porque fazia muitos anos que não participava do circuito aqui no Brasil, desde que saí para morar fora. Foram várias etapas e estou feliz com o resultado. Hoje, fiz exatamente o que precisava fazer para ganhar o ranking. O terceiro lugar era justamente o que me garantia como campeão. Sabia que ficaria no pódio com a linha que fiz na última volta. E veio logo na última volta, com muita pressão, com o Gabryel sempre puxando o nível”, vibrou Ivan.
Já no feminino, Isabelly era a grande favorita. Líder no ranking até então, ganhou a nota 72.84 dos juízes. “Meu pai me ajudou, disse para eu esperar os 15 segundos do rebate (o skatista tem direito à repetição da Bomb Trick na terceira e última volta, caso erre esta manobra) e fui mais calma naquele momento. Se não estivesse esperado, chegaria com as pernas cansadas e não conseguiria. Nem acreditei. Campeonato é estratégia, não define nível de skate, não define se você é o melhor. Define se você vai ter psicológico e estratégia melhores e se vai acertar no dia”, contou.
Isabelly subiu em quatro dos cinco pódios do STU National em 2023. “Estou este ano sem me machucar. Me machuquei em 2022 e 2023. Descrevo esse ano como mérito do meu esforço e das pessoas que estão comigo. Conheci pessoas incríveis através do skate. Moro a duas horas de São Paulo, mas me sinto em casa”, comentou.
Para 2025, Isabelly revelou que irá praticar manobras que ainda não se sente confiante. “Vou forçar manobras que ainda não me sinto confiante para coloca-las em competição”.
RESULTADO FINAL – STREET FEMININO
1ª – Isabelly Ávila – 72,84
2ª – Kemily Suiara – 70,52
3ª – Maria Lúcia Rocha – 68,04
4ª – Maria Almeida – 59,40
5ª – Rafaela Murbach – 52,05
6ª – Carla Karolina – 39,25
RESULTADO FINAL – STREET MASCULINO
1º – Gabryel Aguilar – 82,04
2º – Ismael Henrique – 81,75
3º – Ivan Monteiro – 77,96
4º – Vitor Hugo Genghini – 77,66
5º – Sebastian Simonetto – 77,64
6º – Marcelo Batista – 75,22
Fotos: Pablo Vaz / STU
Adicione um comentário