
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, esteve, na quarta (23), em Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires, para discutir ações voltadas ao fortalecimento da economia regional. Os encontros, denominados “Coalizão Empresarial”, contaram com a participação de prefeitos, parlamentares, setor privado, lideranças locais e da Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC.
Pela manhã, na ETEC de Rio Grande da Serra, o prefeito Akira Auriani destacou o programa Exporta SP, do Governo de SP, como política estratégica para impulsionar a geração de emprego e renda nos pequenos municípios. A deputada estadual Ana Carolina Serra (Cidadania) participou da atividade.
Diante das restrições ambientais que limitam a instalação de grandes indústrias, o prefeito defendeu o investimento em capacitação dos empreendedores locais e na abertura de novos mercados como caminhos para o desenvolvimento sustentável, por meio de um trabalho regional.
“Temos talento, criatividade e vontade de crescer. O Exporta SP converte esse potencial em oportunidades reais para os pequenos negócios competirem no mercado internacional”, afirmou o prefeito. Auriani também anunciou que levará o tema para debate em fóruns regionais, buscando ampliar o impacto do programa em toda a região.

No período da tarde, Ribeirão Pires reuniu lideranças locais na ACIARP (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires) para discutir infraestrutura, inovação e o fortalecimento do ambiente de negócios.
“Reunimos um grupo importante de empresários, tudo que foi dito pelo secretário Jorge Lima é uma lição de casa que já estamos realizando e ganhamos um gás e soluções a mais para continuar fazendo que o desenvolvimento econômico de Ribeirão Pires continue crescendo ainda mais”, disse o prefeito Guto Volpi.
Entre as reivindicações apresentadas estão infraestruturas viárias, como o Acesso ao Rodoanel, que Ribeirão Pires protocolou a solicitação com possíveis pontos na cidade em 2024, junto ao Governador Tarcísio de Freitas. Entre outros pontos estão as requalificações das rodovias, oficinas de linhas de créditos, fomento à inovação e indústrias criativas, apoio a parque tecnológico, incentivo à inovação e economia criativa, além do panorama econômico e ações para fortalecimento do ambiente de negócios.
“Os números do prefeito Guto são impressionantes e a reunião foi um sucesso. Vamos sair ainda com a ideia do distrito industrial, tenho certeza que vai dar certo esse plano nosso junto com o prefeito”, disse o secretário de desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Cesar Ferreira, destacou a importância da reunião. “Desde do início do ano estamos trabalhando para aproximar os empresários e empreendedores de Ribeirão Pires do poder público; sempre trazendo palestras, consultorias e hoje tivemos uma aula do Jorge Lima que, com certeza, agrega muito aos empresários da nossa cidade”, disse.
Adicione um comentário