O prefeito eleito Orlando Morando, vice Marcelo Lima e os 28 vereadores eleitos em São Bernardo foram diplomados, na quinta (15), na Câmara Municipal, pelo juiz titular da 174ª Zona Eleitoral de São Bernardo, Gustavo Dall’Olio.
O magistrado, em seu discurso, ressaltou a importância do sobre o processo eleitoral. “Muitos pensam que a Justiça Eleitoral trabalha somente no dia das eleições, os trabalhos são contínuos e exaustivos, o ano todo, dia após dia, a Justiça Eleitoral organiza e prepara o processo democrático das eleições. Quem não conhece o trabalho do Poder Judiciário no processo eleitoral não sabe que foram recebidos, processados e julgados 736 registros de candidaturas além das impugnações de candidaturas, de pesquisas eleitorais, representações por propaganda eleitoral irregular, além do intenso trabalho de organização e preparação das urnas para o dia de votação”, disse Dall’Olio.
Após a cerimônia, o prefeito eleito falou sobre a situação econômica que encontrará São Bernardo. “Estrago e rombo financeiro são o que vou encontrar São Bernardo, peço, desde já, compreensão ao povo da nossa cidade, pois, teremos que fazer um ajuste muito forte que possivelmente vão gerar um desconforto em alguns setores, caso contrário São Bernardo está fadado a não ter serviços públicos de qualidade. Ao mesmo tempo estou muito confiante, na montagem da nossa equipe, e acima de tudo, tenho certeza que a confiança que foi me dada nas urnas, será seguida, para que possamos fazer os ajustes que a cidade precisa, no momento de economia em baixa, da política em baixa, a onde eu posso garantir ao povo de São Bernardo. Provavelmente não terei recursos para entregar tudo o que eles esperam, mas, me sobrará ética e respeito com o erário público, isso tenho certeza que São Bernardo terá de volta”, disse.
“Recebemos muitas informações, mas ainda não suficientes para fechar o relatório, pretendemos fechá-lo, até a próxima quarta (21) ou quinta (22). Estamos preocupados com a dívida que será deixada pelo governo, que tem efeito imediato com os restos a pagar. Só em janeiro os pagamentos somam R$ 78 milhões”, disse Carlos Maciel, o coordenador da equipe de transição e secretário de Assuntos Jurídicos e Administração.