Dom Pedro Opinião

Juventude e esperança

Não faltou amor nem dinheiro, mas meu filho não via futuro. Assim se expressou a mãe de um adolescente, em reportagem publicada em um conhecido jornal da capital no início do mês de abril, comentando a série “Adolescência” exibida na Netflix.
A mãe relata que ao chegar de uma viagem aos EUA, recebeu a notícia de que o filho de 18 anos tinha invadido uma escola municipal, com facas, flechas e coquetéis molotov, ameaçando estudantes e funcionários, acabando por ser detido por policiais e seguranças.
Ao ser perguntada se faltava algo para seu filho, a mãe responde que achava que não faltava nada para ele, nem amor, nem dinheiro nem oportunidades, “Mas talvez tenha faltado mais a questão de Deus, de religiosidade, empatia. Meu filho falou que não tinha propósito de vida, que não vislumbrava futuro para ele” (sic). E acrescentou: “Estes jovens de hoje estão perdidos em relação ao futuro, eles não veem objetivo”.
Estamos diante do desafio de ajudar os jovens a descobrir a esperança e o amor que somente podem vir de Deus, fonte inesgotável de vida. Todos nós sabemos que o caminho da vida é feito de alegrias e dores. Às vezes avançamos com tranquilidade, às vezes ficamos parados em meio às dificuldades, tempestades. É aí então que precisamos da esperança que não é alienação nem fuga, mas é a força que vem de Deus, para resistir no presente, com coragem e capacidade de olhar para o futuro com confiança.
A esperança cristã é aquela virtude humilde e forte que nos sustenta e nunca deixa que nos afoguemos nas inúmeras dificuldades e desafios da existência. Ela está expressa na frase de Luther King: “Se eu soubesse que o mundo acabaria amanhã, ainda assim plantaria uma árvore hoje”. A esperança é um valor inigualável, a falta dela é já um inferno aqui na terra.
Esta esperança é que aninou o jovem Carlos Acutis para fazer o bem e viver alegre em meio aos desafios da vida. Jovem que será canonizado pelo Papa Francisco como Santo da Igreja Católica, exemplo para nossa juventude, encorajamento para as pessoas de boa vontade.
“A esperança não decepciona” (Rm 5,5) está escrito na Bíblia!

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário