Vitrine

La Roche-Posay lança movimento em prol da dermatologia que salva vidas

A La Roche-Posay promoveu, na terça (13), Dermalive, com objetivo de lançar um grande movimento em prol da Dermatologia que Transforma Vidas. O evento virtual, que foi conduzido pela apresentadora Renata Capucci, da TV Globo, debateu os impactos na saúde da pele e na saúde mental dos pacientes.

“A La Roche-Posay é a marca de dermocosméticos nº1 em recomendações de dermatologistas em todo o mundo. Essa liderança nos traz maior responsabilidade. Nossa iniciativa irá impactar milhões de pessoas em prol da dermatologia que transforma vidas”, disse Roberta Sant’Anna, nova diretora geral de Cosmética Ativa da L’Oreal.

Segundo Maíra da Matta, diretora da La Roche-Posay no Brasil, cerca de 46% dos pacientes com acne são mais propensos a desenvolver depressão grave e 50% das pessoas com dermatite atópica sentem-se estigmatizadas pela sociedade. “Nosso compromisso é lançar uma campanha mundial para dar voz a 1,9 bilhão de pessoas que sofrem dos efeitos colaterais, físicos e mentais, provocados por problemas na pele”, enfatizou.

A diretora ainda revelou que cerca de 20 mil pessoas foram impactadas pelo projeto Tour de Combate ao Câncer da Pele, que tem o objetivo de levar diagnóstico e educação do câncer da pele para a população em geral. “Quando olhamos para pele, olhamos para as pessoas, com o compromisso de cuidar e inovar”, afirmou.

Maíra também ressaltou o compromisso da La Roche Posay com o meio-ambiente. “Possuímos 100% de inovações sustentáveis”, disse. A empresa tem reduzido significativamente o volume de plásticos virgens presentes em seus produtos, substituindo-os por materiais reciclados; tem optado por ingredientes sustentáveis, com fórmulas que impactem menos a vida marinha.

Na abertura, os convidados puderam conferir palestras da dermatologista Katleen Conceição, especialista em pele negra, e do médico oncologista, Drauzio Varella.

“É fundamental ter cuidado com a pele, nosso maior órgão, e não colocar como algo fútil, sem valor. Quando você se sente mais bonita, você enfrenta a vida com mais facilidade”, disse Katleen. Varella completou: “O rosto é a primeira coisa que vemos, quando olhamos para uma pessoa. É ele que nos passará uma impressão inicial. Os problemas de pele geram um impacto social, psicológico muito intenso, mudam a qualidade de vida as pessoas”.  Para o oncologista, não se deve menosprezar os impactos que podem levar a quadros de depressão, ansiedade e até suicídio. “Trata-se de um problema de saúde pública”, afirmou.

O evento contou com três talks. O primeiro, “A acne e suas cicatrizes além da pele”, teve a participação do dermatologista e coordenador da Cosmiatria, da Santa Casa do Recife, Emerson de Andrade Lima, e da influenciadora Kéren Paiva, referência no movimento Pele Livre, que fomenta a representação da pele real.

 “A pandemia provocou alterações na pele, desde crianças a adultos, houve uma grande piora no quadro de acne de muitas pessoas, mas cada pele sensibilizada necessita de um tipo de produto específico”, disse Emerson.

O segundo, “Microbioma: a barreira invisível da pele”, com a dermatologista Tatiane Curi, membro do corpo clínico do Hospital Sírio Libanês e Fernanda Concon, atriz, estudante de relações internacionais e influenciadora, que sofre com problema da dermatite atópica. “A internet traz informações desencontradas. A dermatite atópica pode piorar, uma vez que as pessoas estão mais tempo em casa, com a pandemia”, afirmou.

O terceiro talk trouxe o tema: “A importância dos cuidados com a pele nos tratamentos oncológicos”, com o dermatologista Elimar Gomes, coordenador do Grupo de Dermatologia do Centro Oncológico da Beneficência Portuguesa de São Paulo e Duda Riedel, atriz, jornalista e escritora que, em 2019, enfrentou uma leucemia.

“Os pacientes oncológicos devem ficar atentos aos cuidados com a pele no período do tratamento, pois a pele poderá ficar mais sensível e seca. É preciso evitar fórmulas perfumadas ou com ingredientes esfoliantes”, explicou. Segundo Gomes, os medicamentos oncológicos alteram o ciclo celular da pele e geram a quebra da barreira cutânea e as alterações começam a aparecer. “Durante o tratamento do câncer, é preciso prevenir os efeitos colaterais na pele, com a hidratação adequada e, da queda de cabelo, com resfriamento do couro cabeludo”, afirmou.

Soluções Dermatológicas Transformadoras La Roche Posay:

 LIPIKAR Baume AP+M- Para tratar melhor a pele muito seca e com tendência à dermatite atópica. A nova formulação foi criada especificamente para reequilibrar o microbioma, acalmar e espaçar as crises de ressecamento. Como resultado, uma nova eficácia reparadora tripla com ação calmante imediata, anti-coceira e anti-recidiva.

 Linha Effaclar– Especializada em limpeza e cuidados para pele oleosa e acneica. Os Géis de Limpeza existem em duas versões: Concentrado e Alta Tolerância. O Gel de Limpeza Effaclar Concentrado é indicado para peles oleosas a acneicas. Já o Effaclar Alta Tolerância possui uma formulação hipoalergênica para garantir máxima tolerância, sendo ideal para as peles oleosas sensíveis, ou sensibilizadas por procedimentos estéticos e tratamento de acne. E para quem busca produtos de cuidado para marcas relacionadas à acne, La Roche-Posay conta com o Effaclar Duo +, cuidado corretor antiacne que previne marcas da acne e auxilia no tratamento.

 Cicaplast Baume B5- Creme multirreparador calmante para auxiliar na cicatrização de feridas e hematomas na pele. Também auxilia nos efeitos colaterais cutâneos de tratamentos contra o câncer. Ele também tem tolerância comprovada em pacientes sob radioterapia e outros tratamentos oncológicos.