Fundada em 2013, no bairro do Rio Tavares, em Florianópolis, Santa Catarina, pelo skatista olímpico Pedro Barros e seu pai, André Barros, a LayBack surgiu do desejo de criar uma cerveja para celebrar e brindar bons momentos com os amigos. Em 2018, a marca cresceu e Florianópolis ganhou o primeiro LayBack Park, um ponto de encontro para quem curte o lifestyle do skate e surf. Sucesso foi tanto, que hoje são com 19 casas espalhadas por sete Estados do Brasil, expandindo a cultura e o lifestyle de Rio Tavares pelo país.
Para celebrar os 10 anos de LayBack, a marca irá lançar uma Collab com a Thrasher Magazine, a mais tradicional e emblemática revista de skate, fundada em 1981 em São Francisco, na Califórnia (EUA). O lançamento da nova collab será celebrado entre os dias 2 e 5 de novembro, em Florianópolis, com programação que irá passar por pontos marcantes da ilha. O grande destaque será um combate histórico entre os medalhistas nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Pedro Barros e Keegan Palmer.
André Barros, pai de Pedro Barros, em conversa exclusiva à Folha do ABC, revela que sempre sonhou em ter essa collab, embora soubesse que foram raras as coleções especiais que a Thrasher ousou em fazer. André comenta que se sente orgulhoso pelos que acreditaram na LayBack e revela o desejo de cada vez mais dar suporte ao skate, construir mais pistas e propagar cada vez mais a cultura e lifestyle Rio Tavares “RTMF” para a população. A seguir, trechos da entrevista.
Folha do ABC: Qual o sentimento de ter chegado em 10 anos de LayBack, com 19 casas em 7 estados do Brasil, expandindo a cultura e o lifestyle RTMF e deixando legado pelo país?
André Barros: Meu sentimento é de que minha dedicação dos últimos 10 anos para o skate está sendo recompensado. Não por questões financeiras, ao contrário do que as pessoas pensam ao ver todo esse “império” e associar isso com dinheiro na conta quando no Brasil a realidade do empreendedorismo ainda está longe de ser desse jeito. Muito pelo contrário, todo nosso faturamento foi reinvestido 100% nos nossos investimentos que na sua maioria está associado com construir pistas, fazer eventos e sustentar o mercado do skate de alguma forma. Então, posso te dizer que ter a possibilidade de acrescentar isso para a nossa comunidade de forma tão positiva, me faz sentir orgulhoso de todos que acreditaram nessa missão.
Folha do ABC: Para celebrar os 10 anos de Layback, será lançada uma collab em parceria com Thrasher Magazine. O que representa para a LayBack esta collab e como ela será celebrada em Florianópolis?
André Barros: Acho que o sonho de qualquer pessoa está inserido no mundo “Thrasher”. A razão disso vem principalmente por eles serem muito seletivos e se você está lá dentro, é porque você foi escolhido pelo seu skate, mas não pelos seus resultados. Essa revista representa o skate na sua forma mais pura e verdadeira e quando ela te aceita, pode se orgulhar disso porque você é um skatista com esse perfil. Como empresa fica mais difícil ainda de ter qualquer associação com a revista, pois mesmo pagando, muitas vezes eles se recusam a se associar com a empresa que não segue esse perfil. Com a LayBack foi tudo muito orgânico. Eles sempre estiveram com o RTMF e consequentemente com a nossa marca. Eu sempre sonhei em ter essa collab, mas sabia da delicadeza que seria conquistar esse sonho, até porque foram raras as collabs que a Thrasher se ousou a fazer. Com o falecimento do Jake Phelps e do P Stone, que eram como parte da nossa família, esse sonho parecia que já não tinha mais chance, mas vejo que o reconhecimento da revista com o nosso trabalho foi além de um bom relacionamento e se concretizou pelo reconhecimento de quem somos nós e o que realmente representamos.
Sendo assim, aceita e firmada essa collab, nada mais justo de celebrar da forma mais RTMF possível, trazendo as pessoas que fizeram parte dessa jornada para uma grande festa.
Folha do ABC: O que o público pode esperar para os próximos 10 anos de Layback?
André Barros: Nosso desejo é poder cada vez mais dar mais suporte para o skate, construir mais pistas, ajudar mais skatistas e propagar cada vez mais nossa cultura para a população. Muitas vezes vamos ter que usar outros caminhos que não o skate, para buscar recursos e trazer para o skate, mas a nossa cultura sempre será prioridade número 1, 2, 3, 4, 5…..
Foto: Divulgação
Por Nicole Floret – 22/10/23