Alรฉm da lenga-lenga do โgolpeโ que os inconformados com o afastamento da presidente da repรบblica insistem em proclamar, hรก outra grita simultรขnea sobre a dรบvida no que diz com a legitimidade do vice-presidente para governar o paรญs. Sรณ por absoluta ignorรขncia, ou mรก fรฉ (ou as duas hipรณteses conjuntamente) se poderรก dizer que o vice-presidente nรฃo exerce o poder legitimamente.
Estรก no โlivrinhoโ (como dizia sobre a Constituiรงรฃo o ex-presidente Eurico Gaspar Dutra) que os candidatos a presidente e vice sรฃo registrados perante a Justiรงa Eleitoral e que a eleiรงรฃo do presidente importarรก a do vice com ele registrado (art. 77 e parรกgrafo 1ยบ).
O registro dos candidatos decorre de suas escolhas em convenรงรฃo partidรกria. E daqui surge uma das conseqรผรชncias do sistema pluripartidรกrio, como no Brasil. O candidato a vice, em geral representando um partido polรญtico forte, traz para a chapa nรบmero considerรกvel de votos a contribuir para o sucesso de ambos.ย Hรก casos, e isso nรฃo รฉ incomum, em que a votaรงรฃo do vice ou รฉ maior que a do candidato titular, ou mesmo nรฃo sendo maior, contribui decisivamente para o sucesso eleitoral da chapa registrada. ย
Continua o โlivrinhoโ: โSubstituirรก o presidente, no caso de impedimento, e suceder-lhe-รก, no de vaga, o vice presidente da Repรบblicaโ (art. 79). E tem mais: โVagando os cargos de Presidente e Vice Presidente da Repรบblica, far-se-hรก eleiรงรฃo noventa dias depois de aberta a รบltima vagaโ (art. 81). Ou seja: se faltam o presidente e seu substituto (o vice), haverรก nova eleiรงรฃo. Precisarรก mais clareza para determinar que o vice assume, se ficar sรณ ele na linha sucessรณria? Os inconformados insistem em dizer que houve โgolpeโ na substituiรงรฃo de Dilma por Temer. Seria conveniente que lessem a Constituiรงรฃo, mas nรฃo รฉ essa a questรฃo e, sim, pretender criar um clima de dรบvida entre os menos informados.
Nรฃo serรก por outra razรฃo que jรก correm em apresentar emenda constitucional que possibilite uma nova eleiรงรฃo, agora em outubro, pegando carona nas eleiรงรตes municipais para prefeitos, vice e vereadores. ร o reconhecimento da validade e da legitimidade do mandato do vice-presidente, como nos artigos da Constituiรงรฃo acima apontados.
E hรก mais, ainda: o impeachment tambรฉm estรก contemplado no โlivrinhoโ (arts. 85 e 86). Os crimes que poderรฃo ensejar o afastamento do presidente sรฃo definidos em lei especial, como reza a Constituiรงรฃo no parรกg. รบnico do art. 85. No caso, a Lei n. 1.079, de 10 de abril de 1950 que define os crimes de responsabilidade e regula o respectivo processo de julgamento. Nรฃo รฉ lei nova, portanto, que poderia levar os inconformados a invocรก-la como feita sob medida para a atual situaรงรฃo que vive o Brasil.
Nรฃo tรชm razรฃo, pois, os que protestam contra a posse do vice-presidente, argรผindo a sua ilegitimidade (golpista !!!) para exercer os poderes de que estรก constitucionalmente investido. O direito de protestar e opor-se ao governo tambรฉm รฉ garantia escrita na Constituiรงรฃo de 1988.ย Por isso, gritem ร vontade sob o abrigo da nossa Lei Maior.ย ย ย ย ย ย ย ย













