Esportes SKATE

Lenda do skate mundial, Bob Burnquist tem história retratada em série na HBO

Em quatro episódios, a série traz momentos marcantes na vida do skatista que se tornou referência mundial

Patricio Diaz, Bob Burnquist e Daniel Baccaro

Lenda do esporte mundial, ícone do skate. Bob Burnquist quebrou muitos recordes sobre rodas. Foi dez vezes campeão mundial de skate. É o maior medalhista da história dos X-Games. Com sua simplicidade e habilidade ímpar em cima do skate, Bob se tornou referência e um dos melhores skatistas do mundo, com mais de 30 anos de carreira, inúmeras conquistas e acidentes no skate, onde revela que já fraturou mais de 40 ossos.

A trajetória de Bob no skate é retratada na série documental “Bob Burnquist: A Lenda do Skate”, no ar pelo canal HBO e pela plataforma Max. Em quatro episódios, a série traz momentos marcantes na vida de Bob, suas aventuras na infância para andar de skate, os campeonatos, as conquistas de medalhas e também os acidentes. Dirigido por Daniel Baccaro, que também comandou o documentário “Vida Sobre Rodas” e é amigo de infância de Bob, a produção contém cenas inéditas do acervo do skatista, imagens raras dos bastidores, depoimentos de familiares, da esposa Vivi Zanini e de grandes nomes do skate mundial como Tony Hawk, Christian Hosoi, Danny Way e do músico e também skatista Ben Harper.

Bob comenta que a ideia de fazer o documentário sobre sua vida surgiu após o convite de Daniel. “Quando ele falou sobre a ideia de produzir o documentário, por ser ele, meu amigo de infância e por sua qualidade como diretor, eu disse: ‘vamos!’. Eu não sabia a linha que ele ia seguir, é uma visão dele. Quando eu vi o projeto fechado, a forma como ele conta a história, de forma não linear, como eu conheço a história, fico tentando conectar os fatos, o que veio antes, o que veio depois, isso é muito legal”.

O documentário revela grandes qualidades de Bob, como resiliência, perseverança, força e vontade de sempre buscar novos desafios. “A série transmite quedas, tombos, resiliência, porque é assim que sou, é assim que a maioria dos skatistas são. Junto com a Warner, tivemos cuidado em quais cenas de tombo iriam aparecer na série. Mas é importante mostrar a verdade. Meu filho vai andar de skate e vai se machucar, mas vai ser feliz e vai crescer. Fiquei bem feliz que entenderam nosso lado”, analisa o skatista.

“O Bob é um personagem que é um prato cheio. Dez vezes campeão mundial de skate, ele tem feitos no skate que provavelmente não vão ser repetidos, ele é um cara da vanguarda, tem esse perfil de estar buscando sempre coisas novas, carismático, gente boa. Fizemos de tudo para tentar arrancar algumas histórias não contadas. É tudo muito honesto, com o Tony Hawk falando sobre o Bob. É tudo muito verdadeiro, dá para perceber no depoimento dele, que existe esse respeito. O Bob viveu o sonho da nossa geração, dos amigos, da geração ‘Ultra Boys’, do final dos anos 80. Ele se tornou esse sonho, se tornou uma referência”, comenta o diretor.

Daniel relembra que, durante a infância, quando estavam entre os amigos, era comum a brincadeira que perguntava qual skatista famoso queriam ser. “Perguntava para o Cristiano Mateus que skatista famoso ele era, ele falava Tony Hawk, para outro amigo, ele dizia o MikeMcGill, e quando perguntava para o Bob quem ele era, ele dizia ‘eu sou o Bob!’, ele já tinha um lance que queria ser diferente, ele queria ser ele, ele é inventivo desde sempre, foi uma honra poder contar essa história”, revela.

Para ficar pronta, foram quase oito anos de produção e mais de 20 colaboradores. “Para chegar no resultado de uma produção como essa, só com pessoas muito qualificadas. Eu tinha na frente um grande personagem, mas atrás eu também tive um time de primeira ”, afirma Daniel.

 Os episódios vão ao ar sempre às terças-feiras. O segundo episódio será lançado na terça (20).

“O segundo episódio é muito legal, porque revela o que motiva o Bob a andar de skate. O terceiro traz Bob como um atleta de nível altíssimo, fazendo coisas que ninguém faz, e o quarto é uma montanha russa de emoções, o nome é ‘De Carne e Osso’, onde exploramos o lado humano do Bob, é um mix de emoções. É uma série eletrizante, que mostra uma história de resiliência, de paixão pelo o que você faz”, diz o diretor.

“Os próximos episódios trarão cenas do looping aberto, o videogame com Tony Hawk, Bob recebendo o prêmio do Michael Jordan, aposentadoria de Bob nos X-Games e a retrospectiva de vida, realmente está muito legal”, completa o gerente de conteúdo da Warner Bros, Patricio Diaz.

 Os episódios vão ao ar sempre às terças-feiras. O segundo episódio será lançado na terça (20)