ARY SILVEIRA BUENO Opinião

Liderança do Futuro -baita desafio!

Instigante pesquisa foi conduzida pela Escola do Caos, que tem como propósito prover o que a empresa precisa sobre Cultura, Liderança e Aprendizagem.
É indiscutível que são três pilares essenciais para qualquer organização alcançar sucesso sustentável. Este artigo é sobre o pilar Liderança.
Antes de comentar a pesquisa, vale lembrar a frase:
“A liderança dada pelo exemplo não é a melhor, é a única.”. Ela é atribuída a Albert Schweitzer, médico, teólogo, filósofo e missionário humanitário alemão, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1952.
Provavelmente a maior parte das destoantes percepções entre liderança e liderados, trazidas pela pesquisa, decorrem do GAP entre o que falam os líderes e o que efetivamente praticam. Palavras e/ou autoridade formal contam cada vez menos, o exemplo praticado, é o que conta.

Pesquisa do Linkedin divulgada em 2025
Três em cada cinco brasileiros planejam mudar de emprego em 2025, aponta LinkedIn (visite o Blog ASPR Em Dia e acesse a pesquisa)
É possível que boa parte desta realidade, também se justifique pelo GAP existente entre líderes e liderados.
Para a pesquisa, a Escola do Caos inicialmente foi a campo e se valeu de mapeamento de conteúdos produzidos por representativas organizações, no que tange ao tema Liderança, considerando aquilo que é mais comum nos estudos.
Após o mapeamento, entrevistou mais de 1.300 pessoas para ter “A liderança do futuro: nível de maturidade da liderança brasileira”, visando ajudar a revelar como ela se enxerga e como são percebidas pelos seus times.
A pesquisa confirma que há relevante desconexão entre a autopercepção de lideranças e a visão que o time tem delas.
Destaco duas destoantes percepções e até preocupantes:

  • 92,5% das lideranças acreditam que passam e constroem ambien-tes saudáveis, enquanto apenas 55,1% dos liderados concordam com essa visão;
  • 90,5% das lideranças acreditam dominar a competência: comunica-se de forma assertiva e transparente, mas somente 54.1% dos liderados concorda com isso.
    As ações para atenuar esta indesejável realidade, certamente são várias e não há uma “receita de bolo”, cada organização tem de buscar a sua. No entanto, uma receita deve ser comum à todas: ter a efetividade na comunicação, a clareza na transparência, o firme propósito de evoluir no relacionamento (bom clima organizacional) e um endomarketing supimpa. Sem tudo isso, a meu ver, esqueça, nada feito.

Solução? Uma eficiente e eficaz Gestão de Pessoas
Para mim, deve se esquecer o termo colaborador, quando se trata de Gestão de Pessoas.
Uma das soluções que deve ser o foco central, tendo as pessoas ao centro na organização, é a de cuidar da permanente formação das pessoas (profissionais) e da gestão do seu desempenho, fornecendo apoio, ferramentas e funcionalidades aderentes às melhores práticas de capacitação e desenvolvimento, se valendo de metodologias alinhadas às principais demandas (como as diagnosticadas pela pesquisa) e pelas tendências globais. Tudo isso por meio de um apoio efetivo, para a busca das Realizações planejadas e Resultados esperados, atendendo o propósito e missão da empresa e das pessoas/profissionais.
Contar com liderança e liderados, com percepções menos destoantes: Baita Desafio para a Liderança do Futuro!
Acesse no Blog ASPR Em Dia o relatório da pesquisa – Escola do Caos.
Conte com o Time ASPR – Sua Companhia de Gestão

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário