
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva empossou, na segunda (5), a nova ministra das Mulheres, Márcia Lopes. Natural de Londrina, no norte do Paraná, Márcia é formada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde também trabalhou como professora. Possui mestrado em Serviço Social pela PUC/SP e é filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT).
Esta não é a primeira passagem de Márcia pela Esplanada dos Ministérios. Em 2010, ela comandou o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e, entre 2004 e 2008, ocupou cargos de secretária-executiva e de secretária nacional de Assistência Social dentro do MDS.Também já foi secretária de Assistência Social de Londrina e vereadora na cidade. Em 2012, Márcia disputou a Prefeitura de Londrina pelo PT e ficou em terceiro lugar no primeiro turno, com 14,08% dos votos.
Márcia substitui Cida Gonçalves, que estava há dois anos e quatro meses no cargo. A troca era esperada e mantém a pasta sob o comando do PT, pois Márcia é do quadro tradicional do partido.
“Eu e a ministra Gleisi Hoffmann recebemos, no Palácio do Planalto, a assistente social, professora e ex-ministra do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes, a quem nomeei e dei posse no cargo de Ministra das Mulheres, em substituição à companheira Cida Gonçalves, que também participou do encontro”, afirmou Lula nas redes sociais.
Adicione um comentário