Política

Lula quer vetar projeto que reduz pena de Bolsonaro em ato do 8 de janeiro, nesta quinta (8)

Solenidade pela passagem dos três anos dos ataques do 8 de Janeiro acontecerá no Palácio do Planalto (Foto: Ag.Br)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retornou, na terça (6), a Brasília, após passar o fim de ano na Restinga de Marambaia (RJ), e irá se reunir com auxiliares do núcleo duro de governo, como o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, e a titular da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

Lula quer aproveitar a solenidade pela passagem dos três anos dos ataques do 8 de Janeiro, nesta quinta-feira, para vetar o projeto de lei que reduz as penas do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros condenados na trama golpista. O presidente já anunciou que não sancionará o texto, mas tem sido aconselhado a assinar o veto depois da cerimônia do 8 de Janeiro, uma vez que o prazo vence somente no dia 12. Lula, até agora, porém, resiste à ideia.

Nos bastidores, o comentário é de que oficializando o veto justamente no dia 8, Lula agravará a relação tumultuosa que já mantém com o Congresso.

A solenidade pela passagem dos três anos dos ataques do 8 de Janeiro ocorrerá às 10 horas, no Salão Nobre do Palácio do Planalto. Até agora, os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), não confirmaram presença.