Com a vacinação das crianças avançando no ABC, as escolas municipais da região se preparam para receber os mais de 144 mil alunos. Na segunda (7), 82 mil alunos da rede municipal de São Bernardo voltam às salas de aula. O retorno presencial se tornou obrigatório na cidade desde 18 de outubro de 2022. No sábado (5), foram distribuídos kits de uniforme e material escolar, além de cardápio para que os pais acompanhem a alimentação dos filhos. De acordo com a secretária de Educação, Silvia Donnini, a Prefeitura investiu R$ 20 milhões na compra dos kits. Para reforçar a aprendizagem dos alunos neste período de pandemia, a Prefeitura manterá este ano o programa ‘Aprender Mais’, que oferece oito horas adicionais de atividades pedagógicas. A cidade já imunizou 50% das crianças com a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
Na terça (8), 40.648 alunos matriculados na rede municipal de Santo André retomam as aulas presenciais, porém, durante o mês de fevereiro, o retorno presencial não será obrigatório, permanecendo o ensino remoto. Desde o início da pandemia, para garantir o ensino à distância, a Prefeitura disponibilizou chips de acesso gratuito a internet e tablets aos alunos. Santo André já imunizou 47% das crianças de 5 a 11 anos.
Na quarta (9), será a vez dos 22 mil alunos de São Caetano retornarem às salas de aula. O retorno presencial é obrigatório na cidade e uma das novidades este ano será a inclusão de coordenadores pedagógicos em todas as escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Como forma de combater eventuais déficits de aprendizagem, acumulados durante a pandemia, cada unidade terá um diretor, um assistente de direção e um coordenador pedagógico. São Caetano já imunizou 40% das crianças.
Protocolos sanitários
O retorno presencial será acompanhado pela adoção dos protocolos sanitários como distanciamento de um metro entre as pessoas, sinalização de posições ou assentos, utilização obrigatória da máscara, oferta de álcool em gel e higienização dos ambientes.