De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o número estimado de brasileiros repatriados com apoio das embaixadas e consulados, até terça (12), é de 21.729 pessoas, e ainda há cerca de 4.600 brasileiros com passagens aéreas canceladas e/ou desvalidos aguardando repatriação. O Itamaraty tem apoiado brasileiros que estavam no exterior e foram surpreendidos por medidas de restrição do tráfego aéreo em razão da pandemia de coronavírus.
Confira os as últimas ações do mês de maio:
América Central: dia 12 de maio, o Itamaraty, por meio das embaixadas em San José e Panamá, embarcou, em voo de repatriação humanitária, 80 brasileiros que se encontravam retidos na Costa Rica e Panamá. Após escala no Panamá, onde embarcaram 55 dos 80 passageiros, o voo seguiu para o Brasil.
Guatemala: a Embaixada do Brasil na Guatemala obteve o embarque, no dia 12 de maio, de quatro brasileiros em voo de repatriação privado para o Brasil. As embaixadas e consulados seguem buscando formas de repatriar todos os viajantes brasileiros retidos no exterior.
Costa Rica: o Itamaraty, por meio da embaixada em San José, embarcou, em voo fretado de repatriação, 25 brasileiros que se encontravam retidos na Costa Rica. Além dos nacionais, também embarcaram três uruguaios. O voo, com escala no Panamá para embarque de mais brasileiros, seguiu com destino ao Brasil (GRU).
Equador: sábado, 9 de maio, a Embaixada do Brasil no Equador apoiou a realização de voo comercial que repatriou oito brasileiros.
Nigéria: no último dia 7 de maio, o Consulado do Brasil em Lagos obteve vaga para um brasileiro em voo de repatriação americano.
Confira a relação do mês de abril
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, explicou que, nos casos de países em que o espaço aéreo foi fechado e os voos cancelados, o Itamaraty trabalha para obter autorizações especiais e também vai contratar voos charter, em que uma companhia aérea transporta os passageiros de outra que foi impossibilitada de voar.
Auxílio consular
O Ministério das Relações Exteriores organizou em Brasília (DF) o Grupo Consular de Crise (G-Con), que funciona de forma integrada com as embaixadas e consulados. O grupo tem cinco equipes organizadas por área geográfica, formadas por servidores em Brasília e nos postos.
O MRE também disponibilizou um formulário emergencial de auxílio consular para os brasileiros no exterior que estão sendo afetados pela crise do novo coronavírus.
O Itamaraty tem enviado alertas por meio dos perfis da embaixada ou consulado de cada região, além de informar pelo portal consular. Lá, é possível encontrar informações sobre medidas de restrição de circulação determinadas pelo governo local, voos de volta ao Brasil, medidas de apoio aos brasileiros e contatos dos agentes consulares.