Política

Mais de 70 parlamentares devem disputar as eleições municipais

Pelo menos 72 deputados federais devem se candidatar ao cargo de prefeito nas eleições de 2020, segundo levantamento realizado pelo Congresso em Foco.

Entre os 24 partidos com representação no Congresso, os que terão maior número de candidatos serão o PSB (com dez deputados pré-candidatos), o PT (oito deputados e um senador pré-candidatos) e o Republicanos (sete deputados postulantes). O Novo e a Rede são as duas únicas siglas que não devem lançar congressistas às eleições municipais.

A prefeitura mais disputada do Brasil é a da cidade de São Paulo, que é almejada por três deputados federais candidatos: Joice Hasselmann (PSL), Orlando Silva (PCdoB) e Celso Russomanno (Republicanos). Também bastante concorrida, a prefeitura do Rio de Janeiro é desejada por três integrantes da Câmara: Benedita da Silva (PT), Clarissa Garotinho (Pros) e Hugo Leal (PSD).

Os partidos têm até o dia 16 de setembro para definir os candidatos e coligações, de acordo com as normas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O primeiro turno ocorrerá em 15 de novembro e o segundo turno, onde houver, em 29 de novembro. Já a propaganda eleitoral começa, no próximo dia 26.