Saúde

Mais de 80% das mulheres se queixam de dores e fadiga nas pernas após corrida

Estudo também revela que quase metade das mulheres (49%) sentem dores nas pernas após uma corrida (Foto: Sigvaris Group)

O cansaço e a fadiga são sensações recorrentes para os corredores de rua, principalmente para as mulheres. Cerca de 82% do público feminino se queixa de dores ou cansaço nas pernas após a atividade física. Entre os homens, a fatia é um pouco menor, 72%. Os dados são de uma pesquisa interna realizada em 2024 pelo departamento de Marketing da Sigvaris Group, empresa especializada em soluções de compressão médica inovadoras e de alta qualidade, com uma amostra de 400 consumidores da sua base do e-commerce, considerando margem de erro de cerca de 3% e nível de confiança de 95%.

O estudo também revela que quase metade das mulheres (49%) sentem dores nas pernas após uma corrida. Entre os homens, esse sintoma aparece em cerca de um terço da amostra (32%).

Além do gênero, a idade é outro fator importante para verificar o aumento dos sintomas de cansaço e fadiga. Enquanto 67% dos corredores de 18 a 24 anos enfrentam essa situação, a proporção cresce com o avanço da idade. O grupo com faixa etária entre 25 e 34 anos representa 72%. Já aqueles entre 35 a 40 anos são 79% e os atletas com 50 anos ou mais alcançam 82% das queixas.

Interferência de questões hormonais e degeneração muscular

 A médica Allana Tobita, cirurgiã vascular membro da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular) explica que “existe uma predisposição maior nas mulheres, principalmente porque o hormônio feminino é o responsável por vasodilatar a parede das veias. Esse processo cria uma resistência maior ao fluxo sanguíneo, gerando inchaços, fadiga e dores”.

 Já em relação à faixa etária, Allana explica que “com o passar do tempo, aumenta o risco de degeneração vascular, tanto na parede arterial quanto venosa. Elas ficam mais suscetíveis e mais frágeis a longo prazo. Por isso, os idosos têm muito mais fragilidade capilar do que os jovens”.

Ainda segundo a especialista, “a corrida é uma prática bastante recomendada para manter o corpo saudável, mas é importante também manter um ritmo leve, ter uma alimentação variada, hidratar-se bem, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o fumo. Deve-se ainda buscar orientação médica nos casos em que os sintomas são muito frequentes. Outra dica é usar acessórios que possam auxiliar na prática esportiva, como tênis e meias de compressão”, detalha.