Os deputados Alex Manente (federal), também presidente da Frente Parlamentar da Química no Congresso Nacional e Thiago Auricchio (estadual), coordenador da Frente Parlamentar em Apoio ao setor na Assembleia Legislativa de São Paulo, embarcaram, no domingo (15), para a Alemanha, junto a um grupo de parlamentares, onde deveram permanecer, durante a semana.
Em Frankfurt, o grupo irá conhecer detalhes da indústria química alemã, a quarta maior do mundo. O objetivo é trazer ao Brasil as boas práticas de processos e legislação, para que o setor ganhe competitividade e gere mais empregos aos brasileiros.
“Faremos visitas a grandes empresas e reuniões com especialistas para aprofundar conhecimentos no tema ‘Indústria 4.0’, que gera os empregos do futuro e os empregos sustentáveis, que agregam crescimento econômico e preservação ambiental. São alternativas que o ABC e o Estado precisam para retomar o rumo do desenvolvimento”, afirmou Manente.
Nesta terça (17), os parlamentares conheceram a fábrica da BASF, em Mannheim. “Queremos trazer boas iniciativas para resgatarmos a competitividade da indústria química e assim gerar mais emprego e renda. Importante esclarecer que viajo a convite da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química) e não utilizo nenhum centavo do recurso público. É assim que fazemos política”, disse Thiago.
A programação ainda prevê participação no Innovate4Climate, evento global que debate a preocupação da indústria com o clima, encontro com o embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe, além de ida ao Parlamento alemão e encontro com representante do Ministério da Economia e Energia da Alemanha.
A missão à Alemanha está sendo realizada a convite da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química).