O deputado federal Alex Manente (Cidadania), em visita à Folha do ABC, na segunda (29), contou sobre seu trabalho como secretário de Relações Internacionais; a intenção de sair candidato a prefeito de São Bernardo e revelou ainda que tem recebido muitas reclamações da população ao andar pelas ruas da cidade.
O ABC possui apenas dois deputados federais, sendo Alex o mais votado, com 127.366 votos, nas últimas eleições, seguido por Vicentinho (PT), com 70.645. Questionado se há algum diálogo com seu colega de plenário em prol da região, afirmou que existem temas convergentes. “Existem temas que convergem e têm nossa sintonia, independente da ideologia partidária, como: investimentos para a região, mobilidade urbana, saúde, habitação. Obviamente que cada um luta por aquilo que defendeu no processo eleitoral e as atuações são distintas, mas, aquilo que converge temos que estar à disposição do ABC”, disse.
Manente sinaliza que se as eleições municipais fossem hoje, teria intenção em disputar como candidato a prefeito, porém, não confirma a possibilidade. “O debate sobre uma possível candidatura à prefeito de São Bernardo, deixaremos para o ano que vem. Vamos continuar focados em trazer os resultados que a cidade, que mais uma vez me deu a oportunidade de ser o deputado federal mais bem votado. E isso requer que o nosso mandato se dedique, tanto ao ABC, onde fui o mais votado, como aqui em São Bernardo e, continuaremos fazendo isso”, enfatiza.
O deputado disse ainda que em 2020, escutará a população, os eleitores que confiam no seu trabalho para poder tomar a melhor decisão. “O que sempre digo é que temos uma responsabilidade muito grande com a cidade e não fugiremos dela. Obviamente que o nosso time tem que estar preparado para representar um segmento importante da cidade. Agora, quem será o candidato, se serei candidato, esse tema é para 2020. Não podemos perder o foco de cumprir o nosso papel como deputado federal”, explica.
Na avaliação de Alex, atualmente São Bernardo não tem sido bem administrada. “Em relação aos serviços públicos prestados, especialmente em São Bernardo, temos ouvido diversas reclamações quando andamos pelas ruas, a população nos cobra uma qualidade de serviço que infelizmente não é bem prestada pela Prefeitura”, conta.
O deputado disse ainda que há problemas como a péssima manutenção na divisa dos municípios; a questão do aumento dos radares fixos na cidade, que segundo ele têm objetivo apenas arrecadatório e não punitivo e as obras. “Ficaram três anos paradas e, agora, são retomadas apenas com a intenção de fazer com que tenham uma entrega eleitoral e sem uma visão estratégica e organizada, causam um caos na cidade”, avaliou.
Sobre a secretaria de Relações Internacionais, o deputado considera como uma responsabilidade importante. “O Brasil vive da exportação e é necessário que possamos, ainda mais, explorar essa capacidade. Também temos a oportunidade de aprender políticas públicas inovadoras, com as embaixadas dos países para poder enxergar novos caminhos para a área da saúde, da segurança, da mobilidade, do combate à corrupção e à impunidade, que são ferramentas importantes que precisamos atualizar de acordo com os países modernizados e fazer com que o Brasil possa ser um exemplo”, enfatizou.