
Manuel Flahault, diretor-geral do Grupo Air France-KLM na América do Sul, anunciou, durante a conferência da Atout France, as novidades da Air France KLM. “A Air France KLM continua investindo no Brasil e acredita realmente no potencial desse mercado”, revela.
Um novo voo está prestes a operar no Brasil, em abril. “Uma novidade que está perto de acontecer é o lançamento de um novo voo, Fortaleza- Cayenne, uma vez por semana, a partir do dia 16 de abril. Esse voo vai ser operado em Airbus 320, é o mesmo que Belém-Cayenne e vai fazer um night stop em Fortaleza. São 170 assentos nesse voo. Mas, felizes de continuar aumentando a conectividade do Nordeste com o Caribe francês. Esse voo também conecta,depois, com Pointe-à-Pitre e Fort-de-France, no caribe francês”, diz
Flahault conta que a companhia opera com ocupação acima dos 91% em todas as rotas com destino a Paris: “Todas as rotas que estamos operando para Paris têm uma ocupação muito boa.Estamos falando de load factor acima de 91% para todas as rotas. Acho que isso demonstra o sucesso e a boa resposta de nossos clientes para esses voos adicionais”.
De acordo com o diretor-geral, a empresa irá operar com mais de 45 voos por semana entre Brasil e Europa, nas semanas de pico do verão europeu. “Já estamos voando 8% a mais do que antes da pandemia. Hoje, a Air France está operando 16 rotas domésticas na França”, destaca.
INTERMODALIDADE
Manuel também falou sobre a intermodalidade dos voos com os trens. “Temos a nossa oferta de intermodalidade, porque assinamos uma parceria muito forte com a SNCF, os trens da França, para além da conectividade em avião, poder oferecer também um serviço de trem, conectando no aeroporto de Paris-Charles de Gaulle, ou de Massy (Orly). É uma malha muito densa no território francês. Essa oferta de intermodelagem permite, realmente, oferecer um produto e um serviço com uma pegada baixa de carbono e essa oferta está disponível para 24 cidades na França”, explica.
Os clientes podem, em uma reserva única, combinar o ticket de avião e de trem, com a possibilidade de compra até 365 dias antes do início da viagem. “Em caso de irregularidade, voo atrasado ou cancelado, a Air France cuida, gratuitamente, de remarcar a reserva, seja no trem, ou no trecho seguinte. Também há possibilidade de acumular milhas, Flying Blue, sobre esses trechos feitos no trem e de poder usar também as milhas para poder conseguir passagem de trem em conexão. Então, acho que esse produto está crescendo muito e nossa missão é crescer ainda mais para desenvolver essa oferta que proporciona, também, uma possibilidade de poder viajar com uma menor pegada de carbono”, avalia.
NOVAS AERONAVES

Flahault conta que a companhia está operando com aeronaves mais modernas e mais sustentáveis. “Temos o Airbus A350, o Boeing 777-300 e o 777-200 em todas as nossas rotas Air France, proporcionando também o melhor do serviço da Air France e também uma redução em combustível e em pegada de carbono de 25% em comparação com as aeronaves de geração anterior”, diz.
Outra novidade para este ano, segundo o diretor-geral, é a renovação da oferta Wi-Fi. “Vamos implementar progressivamente no Brasil, com a tecnologia Starlink. A ideia é ter internet como em casa, como oferta em fibra. Acho que isso vai mudar muito a experiência de viagem de nossos clientes”, afirma.
Também há novidades nas cabines business. “Estamos operando no Rio e em São Paulo com as nossas novas cabines business, desde o início, desde o fim do ano passado, outubro de 2024, nesse Airbus A350, e observamos realmente um crescimento do NPS (Net Promoter Score), da satisfação de nossos clientes, depois desse lançamento dessas novas cabines, com esse conceito dos 3 ‘Fs’: Full Flat, com verdadeiras camas de mais de dois metros de comprimento, full access, com acesso direto ao corredor para todos os assentos, e full privacy, com essa porta que você pode fechar, que dá essa sensação de privacidade muito apreciada pelos nossos clientes”, revela.
As novas cabines estão ainda maiores. “Agora, são 25% mais de espaço para nossos clientes, em comparação com as cabines anteriores, com a possibilidade de ficar completamente de pé. São cinco janelas que dão muita luz para a cabine, com o melhor da tecnologia, duas telas de mais de 32 polegadas. Estou convencido que vai realmente responder a exigência desse segmento de clientela”, completa.
Segundo Manuel, o primeiro destino a receber essas novas suítes será Nova York (EUA). “Ainda não temos a data definida para São Paulo, mas acho que precisamos de um pouco de tempo para fazer o retrofit de todas as aeronaves. Acho que provavelmente vai ser em março de 2026, que vamos receber essas novas cabines no Brasil”, diz.
Há também a nova cabine Premium Comfort, lançada no ano passado. “Um grande sucesso, que também é oferecido, agora, em todos os nossos voos. Voamos com o Boeing 787 ou o Boeing 737 em São Paulo, sempre com aeronaves muito modernas e sustentáveis”, afirma.
O diretor-geral também se diz “muito orgulho” de o chef Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó assinar todos os cardápios, os menus de todas as cabines, não só a Business, mas também a Premium Comfort e a Economy. “São cardápios super gostosos”, avalia.
PARCERIA COM A GOL
Flahault ainda mencionou a com a Gol Linhas Aéreas. “Damos uma solução otimizada para nossos clientes que saem do interior das regiões do Brasil. Essa parceria que já tem mais de 10 anos e que estendemos por mais 10 anos. Mais de 2 milhões de passageiros se beneficiaram dessa parceria, que conecta mais de 42 cidades do Brasil para 67 cidades na Europa, incluindo 16 na França”, conta.
Adicione um comentário