
O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, realizou diversas agendas, na segunda (14), que integram a celebração dos 100 primeiros dias de gestão. Lima começou o dia com a concretagem de dois pilares dos novos viadutos em construção no Corredor ABD. A obra tem como objetivo facilitar o deslocamento entre os bairros Paulicéia, Jordanópolis e Taboão, além de proporcionar um acesso mais ágil à Diadema e à Rodovia Anchieta.
O projeto compõe eixo do novo Corredor Ribeirão dos Couros. O custo total do pacote, viabilizado pela Secretaria de Transportes, Mobilidade e Infraestrutura, está estimado em R$ 151 milhões, incluindo neste escopo intervenções que já foram executadas, como a canalização do córrego Ribeirão dos Couros e alargamento das pistas. A previsão de conclusão é até 30 de junho de 2026. “Entregaremos esse pacote completo para a população daqui a um ano e dois meses, quando já teremos inaugurado o Viaduto Estaiado e estará em obras um novo anel viário para a Anchieta”, destacou o prefeito.

Na sequência, no Paço Municipal, Marcelo entregou 20 modernos novos ônibus, em ação conjunta com a BR7 Mobilidade,concessionária do sistema municipal. Também anunciou ainda a sanção da lei que garante gratuidade no transporte para idosos entre 60 e 65 anos.
Com investimento de quase R$ 20 milhões, os novos ônibus de transporte coletivo de São Bernardo são equipados de acessibilidade para cadeirantes, ar-condicionado, tomadas USB, janelas fumês e quatro câmeras de monitoramento 24 horas. Com essa entrega, São Bernardo chega a 35 ônibus novos só em 2025, com a meta de ultrapassar 100 unidades até o fim do ano. No total, a frota é composta por 380 veículos em operação.
A diretora executiva da BR7 Mobilidade, Milena Braga Romano, destacou o compromisso da empresa com a cidade. “Seguimos firmes na missão de oferecer mais conforto e qualidade para os passageiros.”
Após, Marcelo Lima lançou, na Rua Jurubatuba, um novo programa de valorização do comércio de bairro: o Bora SBC Comércio. A iniciativa visa revitalizar polos comerciais em diferentes regiões da cidade com melhorias urbanas.
Na via, será feito um grande pacote de ações que serão iniciadas nos próximos dias e tem previsão de conclusão de 45 dias. O pacote de intervenções soma por volta de R$ 270 mil em recursos diretos e contempla a substituição de iluminação pública com a instalação de 183 novas luminárias de poste duplo, entre outros.

Em seguida, o prefeito anunciou a revitalização do campo de futebol do Parque Selecta, localizado na Avenida Pedro Mendes, acabando com o ‘poeirão’ do local, após 21 meses de espera. O espaço de esporte e lazer recebeu aporte financeiro no valor de R$ 3,7 milhões, sendo R$ 955 mil de recursos do governo federal.
O pacote de reestruturação do equipamento incluiu a instalação de gramado sintético, sistema de drenagem, refletores em LED, para-raios, reforma dos bancos de reserva e arbitragem, além da substituição do alambrado já existente no entorno do campo, bem como a recuperação dos vestiários e da administração do espaço e implantação de novos sanitários, incluindo sanitários acessíveis para os torcedores cadeirantes.

À noite, o prefeito anunciou conjunto de ações efetivas na Avenida Lions para ampliar e facilitar o acesso ao Km 16 da Rodovia Anchieta, visando desafogar o tráfego neste eixo situado no Rudge Ramos. A intervenção busca recuperar esse ponto que se transformou em um dos principais desafios no trânsito da região, retomando a fluidez e assegurando maior segurança aos motoristas.
Entre as principais medidas, coordenadas pela Secretaria de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura, estão a instalação de segregadores de faixas ao longo de 380 metros, impedindo que motoristas que seguem no sentido Diadema-Paulicéia/Taboão alterem repentinamente a rota para acessar a Rodovia Anchieta no último momento, além da implantação de uma faixa de acomodação à direita para possibilitar melhor conversão dos motoristas que desejam acessar à Anchieta.
As intervenções na região tiveram início imediato, com acompanhamento técnico contínuo para garantir a otimização de resultados e ajustes conforme necessários. Atualmente, o local enfrenta congestionamentos diários, em especial no trecho entre a Lions e a Anchieta, devido ao estreitamento do espaço de transição entre vias e à disputa de motoristas que seguem em direções diferentes. A situação tem causado impactos negativos tanto para quem precisa acessar a Anchieta quanto para quem segue em direção à Paulicéia e Diadema.
“Quando assumimos, fomos entender o que tinha sido feito no Km 16. E ficou muito claro: a obra, que deveria melhorar o trânsito, conseguiu piorar. Por isso, buscamos uma saída emergencial de curto prazo, para amenizar os impactos. Ninguém aguenta mais enfrentar esse trânsito. Essa intervenção não resolve tudo, mas começa a corrigir o que foi mal feito. É um passo necessário enquanto preparamos a solução real, definitiva e planejada”, disse Marcelo Lima.
Adicione um comentário