O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, participa, nesta quinta (17), às 19h, na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Aldino Pinotti (Rua Antônio Simionato, 103, Jardim Farina), de cerimônia que marca a regularização fundiária do loteamento Vila Progresso. Serão entregues títulos individuais, que garantem segurança jurídica de posse/propriedade definitiva dos imóveis, a 350 famílias. Com isso, sobe para 5.046 o número de domicílios regularizados (em 25 áreas) pela atual Administração desde 2009. Outras 50 áreas estão com o processo em andamento.
O loteamento está localizado no Bairro Baeta e tem como acesso principal a Rua José Cláudio da Luz. Trata-se de assentamento implantado em área pública, classificado pelo Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) como de tipo 2 e que é oriundo do reassentamento de famílias do Núcleo Pai Herói.
O reassentamento ocorreu em duas fases: a primeira, denominada à época de “Vila Progressista”, iniciada em meados de 1988, foi implantada em uma gleba utilizada até então como campo de futebol (área objeto da regularização); a segunda, denominada de “Vila Nova Baeta”, ocorreu por volta de 1991, com o objetivo de desadensar o Núcleo Pai Herói, de modo a viabilizar a urbanização e requalificação urbana daquele assentamento (ainda em regularização).
A área regularizada tem 43,2 mil m², encontra-se integralmente ocupada e conta com 285 lotes (há 11 lotes com mais de um imóvel), 14 ruas, três travessas, uma viela, e dez áreas verdes. A Prefeitura investiu cerca de R$ 260 mil na regularização.