Negócios

Marinho realiza encontros bilaterais durante Conferência Internacional do Trabalho

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, cumpriu uma série de encontros bilaterais, na terça (11), em Genebra, Suíça. Ele está na cidade participando da 112ª Conferência Internacional do Trabalho (CIT), realizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), que reúne 187 Estados membros.

No início da manhã, o ministro participou da reunião do Grupo da América Latina e o Caribe (Grulac), bloco regional que reúne as representações diplomáticas de 25 países e têm realizado uma série de ações em conjunto, que reúne todos os embaixadores da América Latina e Caribe. O grupo é presidido, desde o início deste ano, pelo embaixador do Equador no Brasil, Carlos Velástegui, que mostrou interesse em saber mais detalhes das ações do MTE. “Temos interesse em conhecer as políticas desenvolvidas no Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil e de entender a repercussão que elas têm ganhado no mundo”, explicou Velástegui.

Luiz Marinho afirmou que o Brasil tem disposição para compartilhar as políticas públicas desenvolvidas para a geração de emprego e renda, e poderá contribuir com outros países da região, que tiverem interesse. “Não tem sentido o Brasil se desenvolver e os outros países da América Latina ficarem estagnados”, contou o ministro. Segundo ele, temos que “difundir nossos aprendizados”.

No início da tarde, o ministro se reuniu com os 10 países de maior importância industrial da Organização Internacional do Trabalho (Alemanha, Brasil, China, EUA, Federação Russa, França, Índia, Itália, Japão e Reino Unido), para discutir a aceleração da ratificação da Emenda de 1986 à Constituição da OIT, que altera o sistema de governança da entidade.

Parceria Lula-Biden – Na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, Luiz Marinho reuniu-se com a subsecretaria-adjunta de Assuntos Internacionais, do Departamento de Trabalho dos EUA, Thea Lee, e conversaram sobre a igualdade salarial entre homens e mulheres, possíveis parcerias, trabalho decente e combate ao trabalho análogo à escravidão e ao trabalho infantil. O diálogo está inserido no âmbito do acordo Lula-Biden, iniciativa inédita, chamada de Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras, lançada em setembro de 2023, em Nova York (EUA).

Algodão com Trabalho Decente – No meio da tarde, Luiz Marinho se encontrou com o ministro de Trabalho do Peru, Daniel Ysau, para discutir a cooperação na área de combate ao trabalho análogo à escravidão, qualificação e segurança do trabalho, especificamente o Projeto Algodão com Trabalho Decente, para a promoção do trabalho decente em países produtores de algodão na África e na América Latina, no âmbito da cooperação Sul-Sul. O objetivo é contribuir para a promoção do trabalho decente no Mali, em Moçambique, no Paraguai e no Peru, todos produtores de algodão. A ação tem base na sistematização de experiências brasileiras, do compartilhamento dessas experiências e posterior adaptação nestes países.