Luiz José M. Salata Opinião

Marostica a Cidade do Xadrez Humano

Partita a Scacchi di Marostica a Personaggi Viventi, o Xadrez Humano de Marostica, se trata de uma encenação histórica que acontece a cada dois anos na Piazza degli Scacchi, no tabuleiro fixo de xadrez instalado em frente ao Castelo Inferiore dessa cidade medieval, localizada na Província de Vicenza, no Veneto, na Itália. Tal evento é realizado a cada dois anos, na segunda semana do mês de setembro o que tornou a cidade muito famosos dentro de outros atrativos. Conta com perto de 630 personagens vivos que participam da historia de uma disputa de dois jovens guerreiros apaixonados, Ricardo Ricardo D’Angarano e  Vieri da Vallonara para a conquista de uma donzela, filha de um famoso governante que nessa contenda optou por uma inédita maneira de solução, ou seja o desafio através de uma partida de xadrez.

Assim,  sem violência, que era o modelo tradicional de então através do desafio com armas mortais. Afastada qualquer fatalidade, a disputa com o desfecho para se saber com quem a jovem ficaria, era disputada através de uma partida do  jogo de xadrez, ao mesmo tempo então que ocorriam danças espetaculares  com vestimentas adequadas da época, o que foi sendo difundido desde o ano de 1454, tempo que os arquivos marcam como sendo o inicio de tudo. Com o tempo a cidade manteve tal diferenciada apresentação  teatral que conta com as figuras humanas estilizadas do rei, rainha e os demais componentes seguindo as regras, e ainda com cavalos que todos praticam evoluções, tornando sim um grandioso espetáculo. Os ricos trajes e ornamentos portados pelos atores habitantes da cidade, tornaram com o conjunto musical um cartão de visitas da cidade, levando para lá milhares de turistas e adeptos  com muita procura na busca de vagas nos hotéis e hospedarias outros modos. A cidade de Marostica é cidade irmã de São Bernardo,  o chamado gemellaggio, caracterizado pela irmandade com pacto oficial entre as Prefeituras,  foi firmado em 3 de outubro de 1987, respectivamente pelos Prefeitos Aliprando Franceschetti e Aron Galante, e que desde então os demais governantes vinham mantendo estreitas  relações sociais, culturais e institucionais por um largo período de tempo. Entretanto, inexplicavelmente tal irmandade foi paralisada  por dez anos, desde 2009 e 2016, pelo desinteresse dos governantes de São Bernardo de então. Como também pelo completo descaso com a administração do Parco Città di Marostica, localizado no centro de nossa cidade.

   Que coincidência. No ano de 2016, um fato que tem de ser tornado público sobre esse assunto, pois o signatário cujo avô paterno do articulista signatário do presente artigo, Presidente da Sociedade Cultural Brasilitália, em fins do ano de 2016,  visitou a cidade-irmã com seus familiares, cujo avô paterno é originado de cidade perto de  Marostica. Lá chegando foi tratado com  muito carinho e hospitalidade, o cartão de visitas da cidade, só que em certo momento durante o jantar, recebeu a advertência de que estavam insatisfeitos com a inexplicável suspensão das relações que até então eram muito amistosas.   Então, o  Prefeito Orlando Morando que havia assumido a Prefeitura de São Bernardo do Campo,  em 2017, sabedor dessa situação decidiu impor fim a essa paralisação. Assim res designando o signatário como seu representante, o qual em sessão solene no Castelo Inferiore, em discurso, apresentou a declaração de reativação do gemellaggio, através do competente oficio. Desse modo, para alegria dos italo-brasileiros e marosticenses, os contatos e visitas estão sendo constantes.  O representante lá retornou no ano de 2022, na comemoração  dos 35 anos do gemellaggio e do scacchi, quando também o Prefeito Orlando Morando entregou à população da cidade o Parco Città de Marostica, reinaugurado completamente restaurado e em pleno funcionamento, com a presença do Sindaco Matteo Mozzo, de Marostica, e de Simone Bucco, Presidente da Pro-Marostica, entidade que administra o scacchi e Ricardo Lunardon, nascido em São Bernardo e morador de Marostica.

Para  alegria da população de São Bernardo, os contatos foram plenamente socialmente intensificados, e neste mês perto de cinquenta moradores estarão nos próximos dias 6, 7 e 8, para prestigiar as sessão dos scacchi. A alegre, festiva e produtiva relação do gemellaggio segue calorosa e vibrante, fato que ufanamos pelo muito que aprendemos e vivemos com eles, com a oitiva de muitos históricos e tradicionais fatos desde os medievais. E viva o gemellaggio. 

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário