
O programa “Mauá com elas, informação e ação”, desenvolvido pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de Mauá, será apresentado na modalidade ‘Workshop’, durante o XVIII Congresso Internacional de Cidades Educadoras, entre os dias 26 e 29 de maio, em Granollers, na Catalunha, na Espanha. Os workshops terão uma duração de 60 minutos e a apresentação da experiência, entre 8 e 10 minutos por cidade. Estas sessões decorrerão nos idiomas oficiais do Congresso e contarão com interpretação simultânea.
“Mauá com Elas” utiliza uma estratégia interativa, que envolve as secretarias de Políticas Públicas para Mulheres, Educação, Cultura, Saúde, Assistência Social e Trabalho e Renda, além do Fundo Social de Solidariedade. Com isso, foi possível desenvolver políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero, promoção da equidade e fortalecimento da cidadania ativa, articulando dimensões educativas, culturais e tecnológicas como ferramentas de transformação social.
Em 2025, cerca de 35 mil pessoas foram alcançadas com os mais diversos tipos de atividades, cujo objetivo era publicizar sobre as formas de violência contra as mulheres, como prevenir e combater a violência de gênero e atender às vítimas da violência doméstica, principalmente mulheres e seus filhos. Este trabalho contou com uma equipe de oito mulheres que fizeram a interação com as equipes das demais instituições e os públicos das mais diferentes idades, classes sociais, profissões, crenças e origens. Desde o ato de conversar com comerciantes para explicar a importância da sua adesão permitindo a colagem de cartazes e a sensibilização de seu quadro de funcionários até dialogar com estudantes, líderes religiosos e colaboradores e gestores de grandes indústrias, as equipes puderam ampliar o conhecimento das pessoas sobre a violência que pode estar mais perto do que se imagina.
Uma das consequências foi o a ampliação do atendimento de pessoa que foram ao Centro de Referência de Atenção à Mulher ‘Viva Maria’, por exemplo, que acompanhou quase 265 mulheres, sendo 120 com medidas protetivas, 381 atendimentos preventivos, 28 beneficiadas com auxílio-aluguel, 21 abrigadas e que cinco permanecem em local sigiloso, 47 cadastradas no Botão Ana e mais de 200 encaminhamentos à Defensoria Pública. Em paralelo, foram desenvolvidas ações educativas e culturais, com mais de 500 atividades formativas e culturais.
Tais práticas utilizam o diálogo, a arte, muralismo e mídias digitais como instrumentos de educação e sensibilização cidadã, promovendo reflexão crítica e protagonismo feminino e juvenil. “Essa trajetória reafirma o papel de Mauá como Cidade Educadora, capaz de transformar políticas públicas em experiências vivas de educação, cultura e solidariedade. O projeto Mauá com Elas consolida-se como modelo inovador de governança colaborativa, equidade e participação social, alinhado aos princípios das Cidades Educadoras e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 5, 10 e 11)”, explicou a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Cida Maia.
O programa potencializa, ainda, o uso de ferramentas digitais como o “Zap Delas: 11 92013-5871” e o Aplicativo ANA – Botão do Pânico. O “Mauá com Elas” fomenta ainda a educação cidadã e o pensamento crítico, consolida a cooperação intersetorial entre secretarias municipais e amplia parcerias com universidades, Ministério das Mulheres, Defensoria Pública, Conselhos Tutelares, Polícias Civil e Militar, rede escolar e organizações da sociedade civil.















Adicione um comentário