
O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, entregou, nesta segunda (15), 30 novas viaturas para renovar a frota da Guarda Civil Municipal (GCM), no pátio da Avenida Antônia Rosa Fioravanti, ao lado do Poupatempo.
Foram entregues 11 veículos Spin, 4 caminhonetes S10, 12 motocicletas, 1 picape L200 e duas bases móveis. O investimento total é de R$ 2 milhões por ano.
“As viaturas são mais um passo do nosso governo, mas mais do que isso já implementamos: a Muralha da Segurança, contratação de 96 novos guardas e liberei para que pudéssemos contratar os outros guardas que estão esperando do concurso, cerca de 20. A nova sede da corporação, a reforma das base 24h, que temos na Vila Vitória, no Pq.São Vicente, a nova sede do Jd.Zaíra, o ROMU no Sônia Maria/ Silvia Maria, e os nossos programas, o Embarque Seguro, de madrugada nos pontos de ônibus, e o Dorme Tranquilo, na noite no combate aos pancadões”, disse Oliveira.
Na avaliação do prefeito, essas ações têm surtido um “grande efeito”em Mauá. “Essas ações integradas com a Guarda Municipal (GCM), Polícia Militar e Polícia Civil, temos avançado nos resultados, na diminuição dos números de furto, roubos, assaltos, entre outras coisas”, ressaltou.
À Folha, o prefeito revelou que houve a média de diminuição de 30%, de furto, roubo, assaltos em Mauá. “Para nós é fundamental manter isso, porque se diminuímos num período, qual o maior desafio? Manter e cada vez mais reduzir esses crimes que têm acontecido na nossa cidade e tem diminuído na região do ABC”, destacou.
Para o secretário de Segurança, Matheus Ferreira, a entrega das viaturas é mais um investimento que somado a outros, vem servir a população. “Estamos entregando 30 viaturas, é mais um investimento do prefeito, que se soma com o Muralha Inteligente, com drones, com armas não letais, com todo o aparato que temos para servir a nossa população. Em 2023, o prefeito reforçou a nossa guarda com 96 novos integrantes e esse ano já anunciou mais 20 guardas que vão reforçar o nosso efetivo e todo esse investimento está dando resultado, Mauá está reduzindo os índices criminais. No primeiro semestre fechamos como a cidade que mais reduziu os índices de furtos e roubos de veículos”, afirmou.
O deputado estadual Rômulo Fernandes (PT) disse à Folha que apesar da responsabilidade da segurança pública ser do Estado, Mauá tem a sua responsabilidade. “O prefeito faz a renovação de toda a frota, serão 30 novos carros. Apesar de sabermos que a responsabilidade da Segurança Pública é do governador Tarcísio, o município tem a sua responsabilidade e o prefeito está dando uma demonstração de fazer parte do conjunto de medidas em relação à segurança”, frisou.
Em Brasília
Na ocasião, o prefeito anunciou que estará em Brasília, junto à sua equipe, para reunião, nesta quinta (18). “Provavelmente estarei lá aguardando para que a gente possa conseguir recursos para implementar na nossa cidade. A nossa cidade é a única do ABC que está com o CAPAG B+, que é um indicador que avalia a saúde financeira de estados e municípios no Brasil, pela Capacidade de Pagamento. Também possibilita conseguir financiamentos para o município. Vamos conseguir um pacote de obras inclusive para Segurança”, revelou.
De acordo com Marcelo, o município já obteve a garantia de quase R$ 500 milhões do governo federal. “E tenho pedido mais, acredito que vai passar disso”, avaliou.
Adicione um comentário