
O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, inaugurou, neste sábado (17), a Casa de Cursos, localizada na Av.Presidente Castelo Branco, 401, no Jardim Zaíra.
O novo equipamento, que será aberto ao público, na terça (20), é destinado à qualificação profissional gratuita e possui 316 m², com quatro salas no térreo e uma no mezanino, e capacidade para atender 200 pessoas por dia em diversos módulos, como Beleza, Moda, Gastronomia e Administração. Inicialmente, serão oferecidos os cursos de manicure, pedicure, trancista, costura, gastronomia e gestão.
“Estamos no menor índice de desemprego do País e é importante a gente continuar formando a população e também requalificando. Aqueles que já têm seu emprego podem se requalificar e quem não está no mercado de trabalho pode ter oportunidade, ou até mesmo quem quer ser empreendedor, montar o seu serviço, o seu trabalho na própria casa, para poder atender a população daquela região”, disse o prefeito.
De acordo com o secretário de Trabalho, Renda e Empreendedorismo, Elton de Carvalho, a Casa de Cursos tem capacidade de atender 200 pessoas por dia e 500 alunos. A meta da secretaria é formar 2,5 mil profissionais até o final deste ano. “Não é apenas a inauguração de mais um equipamento da Prefeitura de Mauá. É a realização de um grande sonho de transformar a vida da população”, afirmou.
A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Fernanda de Oliveira, destacou que o espaço irá transformar vidas. “Graças à insistência e persistência do prefeito, este sonho é realizado. Este espaço não vai ser só mais um espaço que está sendo inaugurado, é um espaço que vai marcar para sempre a vida de cada um que passar por ele, porque vai levar na trajetória de vida a história que está sendo construída neste local”, frisou.
O deputado estadual Rômulo Fernandes, que já destinou mais de R$ 18 milhões em emendas para Mauá, enfatizou que não basta ter emprego é preciso se qualificar para as vagas. “O educador Paulo Freire dizia que algumas coisas a gente não pode guardar para gente o afeto e o conhecimento. A possibilidade que o Marcelo está dando para as pessoas é a formação. Isto ninguém pega. É da pessoa. Não basta ter emprego se a gente não tem a possibilidade das pessoas se qualificarem para as coisas”, afirmou.
Juiz João, vice-prefeito, corroborou com as palavras do irmão deputado: “Temos que continuar acreditando nas pessoas de Mauá, mas para isso precisamos qualificá-las. Precisamos tirar os meninos das ruas e dar cursos para que eles façam, para que eles possam ajudar a cidade de Mauá e ajudar o Brasil”.
Para o gerente da unidade do Senac em Santo André, Marcelo Pereira, o equipamento oferece oportunidade para a instituição contribuir com o desenvolvimento da população. “É uma oportunidade que temos, enquanto instituições de educação, de contribuir de alguma forma para o desenvolvimento dos munícipes de Mauá e isso é para nós uma oportunidade de colocar em prática, de realizar a nossa razão de existir”, disse.
O prefeito, a primeira-dama e o secretário de Trabalho falaram à Folha sobre a Casa dos Cursos. Confira.
PRÓXIMAS INAUGURAÇÕES E NOVIDADES
Na ocasião, o prefeito anunciou que recebeu ligação de representante da Caixa, neste sábado (17), e que irá à Brasília, na próxima semana, para tratar sobre a liberação de recursos para o viaduto na entrada do Jardim Zaíra. “Entre o dia 19 a 22, irei para Brasília para assinar o acordo. São R$ 76 milhões de investimento na entrada do Jardim Zaíra”, revelou.
Oliveira também falou sobre a inauguração do Ginásio Poliesportivo, no Jardim Zaíra, para 1,4 mil pessoas, que contará com energia solar e com água de reuso. “Então, posso dizer que, sem dúvida, se não for o melhor ginásio de esportes do ABC, vai passar muito perto”, garantiu.
O prefeito também enfatizou a inauguração do Terminal de Ônibus no Centro, que acontecerá, na quarta (28) de maio.
Adicione um comentário