Para marcar o Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo e outras deficiências, a Prefeitura de Mauá, em parceria com entidades, promove, neste domingo (16), a 1ª Caminhada da Inclusão. A saída está marcada para as 9h, com concentração às 8h30, em frente ao Teatro Municipal de Mauá, em direção ao estacionamento de funcionários do Paço. No local serão montadas tendas com atrações e serviços, além de contar com monitores para atender as crianças. Estão programadas ainda intervenções artísticas com a temática da inclusão.
Profissionais da Secretaria de Assistência Social irão orientar a respeito dos procedimentos para a emissão da Carteira de Identificação do Autista, que a Prefeitura fornece desde 2021. Servidores da Secretaria de Segurança Alimentar fornecerão orientações de como solicitar junto à escola municipal, um atendimento especializado aos alunos que possuam necessidades nutricionais especiais associadas ao TEA (Transtorno do Espectro Autista). A Secretaria de Educação vai disponibilizar intérprete de libras e professores da educação especial.
O local também contará com tenda de vacinação contra a Covid. Poderão receber as doses as pessoas a partir de 12 anos. Já o reforço bivalente estará disponível para os grupos prioritários, que incluem quem tem acima de 60 anos e com 12 anos ou mais (com comorbidades). Os idosos precisam apresentar RG ou CNH e carteirinha de vacinação e as pessoas com comorbidades, documento que comprove a condição.
Até o momento foram emitidas mais de 400 carteirinhas de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Todos os moradores de Mauá diagnosticados com o transtorno têm direito a requisitar o documento. Basta procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo à residência e levar os seguintes documentos: RG e CPF, duas fotos 3×4, comprovante de residência, exame com o tipo sanguíneo e laudo ou relatório médico que ateste a condição. Caso o requisitante seja menor de idade também é necessário levar os documentos de identidade do responsável legal.
Os endereços dos CRAS podem ser acessados no link: https://www.maua.sp.gov.br/pSecretaria.aspx?SecretariaID=6